Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
6

Um café com gatos

Depois de quatro anos de luta, Catarina Mendes conseguiu concretizar o desejo de ter o primeiro ‘cat café’ de portugal.
Natacha Nunes Costa 1 de Maio de 2016 às 13:35
Catarina Mendes, a proprietária, e 'Baguete'
Catarina Mendes, a proprietária, e 'Baguete' FOTO: Pedro Catarino
No ritmo frenético da Calçada da Estrela, em Lisboa, abranda agora à frente do número 74. O ginásio para gatos, com os felinos ora a brincar ora a dormir ao sol, é o primeiro a chamar a atenção, mas um olhar mais atento observa também livros, pessoas com tablets numa mão enquanto mimam um gato com a outra, e até café, chás e sumos naturais em cima das mesas. Na porta, uma tabuleta não deixa margem para dúvidas: Aqui há gato.

O primeiro café com gatos de Lisboa nasceu esta semana e é a realização do sonho de Catarina Mendes. Com 42 anos, esta funcionária pública decidiu que era a altura ideal para aliar a sua antiga paixão por gatos ao conceito de ‘cat café’, nascido no Japão, em 1998, e entretanto espalhado por todo o Mundo. O sonho foi construído por etapas.

Em 2012, de visita à Áustria, entrou pela primeira vez num destes espaços. Apaixonou- -se pelo conceito trazido por uma japonesa para a Europa e decidiu que seria ela a implementar o café ideal para ‘cat lovers’ em Portugal. Fez um MBA em Gestão, apresentou um projeto empresarial com a ideia e participou na versão portuguesa do ‘Shark Tank’, transmitido pela SIC, onde na altura recebeu o apoio do maior investidor do programa Tim Vieira, que entretanto saiu do projeto sem, contudo, deixar mágoas. "Foi uma experiência interessante, foi stressante mas valeu muito a pena. Apesar de neste momento já não ter o ‘tubarão’, participar nesse programa abriu-me portas e o projeto nasceu finalmente", garante à ‘Domingo’ Catarina Mendes, com um largo sorriso no rosto que apenas esmorece quando fala dos constrangimentos da legislação portuguesa, que impede que animais permaneçam em qualquer zona de restauração, à exceção de cães-guia.

"Para respeitar a lei e os requisitos definidos pela autoridade de segurança alimentar (ASAE) temos dois espaços. Uma cafetaria e uma biblioteca. Os nossos gatos só podem estar no segundo espaço, mas os clientes podem levar uma bebida para lá, se quiserem. Eu gostava que os gatos andassem à solta por todo o café, como acontece lá fora, mas infelizmente não pode ser assim. Mas eu não desisto, um dia espero que possam passear livremente por todo o espaço", garante.

Os donos do espaço
Apesar de estarem confinados à biblioteca, ‘Bruno’, ‘Bruna’, ‘Nessie’, ‘Tâmara’ e ‘Baguete’ parecem não se importar. Têm dezenas de brinquedos, armários com almofadas, comida por todo o lado e uma casa de banho que até tem ícones "para a menina e para o menino". Os visitantes são bem recebidos pelos felinos, que só estranham e se sentem assustados quando uma criança mais atrevida usa os brinquedos de forma menos meiga. Catarina explica que é um ponto a ter em atenção. "Nos outros ‘cat cafés’ não podem entrar crianças com menos de 12 anos. Quando quis implementar esta regra cá, disseram-me que Portugal não estava preparado para isso. Mas vou ter de repensar porque não quero os gatos stressados, eles estão na sua casa, têm de se sentir seguros". ‘Bruna’ e ‘Bruno’ já tinham sido adotados por Catarina. ‘Nessie’, ‘Baguete’ e ‘Tâmara’ vieram para o Aqui Há Gato da Rafeiros SOS. São gatos residentes, mas servem também de amostra das centenas de gatos que podem ser adotados.

Na biblioteca há um catálogo com os felinos que estão disponíveis para adoção. Se não puder ter um animal, pode inscrever-se para o apadrinhar. Além de querer incentivar a adoção, Catarina quer mostrar que os gatos com algum tipo de deficiência são também bonitos e brincalhões. ‘Baguete’ é quase cego, mas é o mais paciente dos felinos. Já ‘Nessie’, portadora de FIV (sida dos gatos), foi adotada e devolvida por ter essa doença, mas é das mais meigas do grupo.

Os cinco vivem agora no Aqui Há Gato e a sua atenção é disputada por clientes que garantem que a convivência com estes felinos melhora a disposição e a energia.
Calçada da Estrela Aqui Há Gato
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)