Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
6

Uma conversa com o Incrível Hulk

O meu filho tem a casa cheia de super-heróis e a cabeça cheia de América, embora mal saiba o que é a América.
29 de Setembro de 2013 às 15:00
Maria Inês Almeida, anda uma mãe a criar um filho, crónica
Maria Inês Almeida, anda uma mãe a criar um filho, crónica FOTO: Ricardo Cabral

"Mãe, o que é a América?" Respondi que era um país, uma Nação, como diriam no Norte. "Ah, então é um país de super-heróis", disse ele, alinhando à minha frente o Super-Homem, o Homem-Aranha e o Batman. No caminho da farmácia para a mercearia, tento meter uns gramas de realidade naquela cabecinha. "José, a América é o país onde aquele senhor, lembras-te, o Obama, é presidente." "Uau, mãe, o Obama é presidente dos super-heróis."

O meu filho tem cinco anos e já tem um pensamento cool, ianque. Vê super-heróis em todo o lado, à porta da esquadra do bairro ou a apagar fogos nas massacradas florestas portuguesas. Tento encostá-lo à parede: "Ó filho, mas tu vês os super-heróis?" E ele jura-me, como quem jura e não mente, que sim: "Mãe, vejo mesmo e não estão mascarados, vejo-os à séria." Desisto, antes que ele comece a falar com o Iron Man e o Incrível Hulk. Aliás, prefiro nem saber que conversas é que têm, porque, ao pé do José, tenho a certeza que nenhum super-herói consegue ficar calado.

Posso ser sincera? A bem dizer, começo a gostar da companhia. Um mundo regido por super-heróis é melhor do que uma loja de conveniência. À menor dúvida de cacaracá que eu explico ao José, ele põe-me nas estrelas: "Mãe, tu tens poderes, por isso pensas e sabes." Pensar é um dos meus super-poderes. Mas tenho mais, domino os ventos, e ele diz que sou a Jessica, a única menina dos Gormiti. Não se admirem se um dia me virem passar a voar e a desencadear furacões.

A educadora pediu-lhe uma definição de mãe e o meu José não foi de modas:

"Uma mãe é uma pessoa muito inteligente. A minha mãe chama-
-se Inês e tem o cabelo amarelo clarinho. Tem um corpo magro e gosta de me dar comida. Gosta de comer sopa, puré, de beber ice-
-tea, de brincar, dar passeios comigo e dá-me muitos beijinhos. Em casa faz sopa e carne. No trabalho faz dinheiro." Querem mais super-herói do que isto? lD

Maria Inês Almeida anda uma mãe a criar um filho crónica
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)