Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
1

Uma máquina de golos e de milhões

Prodígio nos relvados, Ronaldo é também um recordista fora deles. Os negócios do jogador mais bem pago do mundo
22 de Setembro de 2013 às 15:00
Uma máquina de golos e de milhões
Uma máquina de golos e de milhões

No mesmo dia em que Cristiano Ronaldo voltava aos cabeçalhos da imprensa mundial por mais um feito dentro de campo - os três golos apontados ao Galatasaray na Turquia - um site do Dubai dava uma notícia bem mais discreta sobre o jogador. ‘A empresa de Cristiano Ronaldo arrenda 12 apartamentos nos Discovery Gardens do Dubai', titulava o site ‘Emirates 24/7'. O texto explica que a empresa Sports Star Media - cujo capital é em parte detido pelo craque do Real Madrid - arrendou os apartamentos para alojar a equipa de engenheiros portugueses de telecomunicações que estão a trabalhar no Dubai.

Carlos Amaro, chairman da empresa, explica à Domingo a ligação a Cristiano Ronaldo. "Estamos no Dubai a preparar o lançamento do plataforma ‘The Game By Ronaldo', que deverá acontecer em outubro". O projeto tem tanto de simples como de ambicioso: a ideia é pôr equipas de futebol de 5 de todo o Mundo a resgistarem-se no site e a defrontarem-se em campo. Sempre que alguma equipa vence um jogo são-lhe atribuídos pontos e é então estabelecido um ranking mundial. As equipas podem inscrever-se gratuitamente, mas se querem ganhar mais pontos, têm de pagar uma taxa para disputar mais jogos. Carlos Amaro está convencido de que "vai ser um grande sucesso" e não poupa elogios a Cristiano Ronaldo, que detém 15% do capital da empresa com a Polaris, firma do universo Gestifute (a agência de Jorge Mendes, empresário de Ronaldo desde os tempos do Sporting): "Ele já demonstrou há muito que, além de um grande jogador, é também um excelente empresário.

ORDENADO RECORDE

A plataforma ‘The Game By Ronaldo' pode vir a tornar-se num negócio muito rentável, mas não faltam ao capitão da seleção portuguesa fontes de rendimento com garantia absoluta. Ou não fosse ele, desde o dia 15 de setembro, o futebolista mais bem pago do Mundo. São 18 milhões de euros por ano, fora os milionários contratos de publicidade que, segundo a ‘Forbes', lhe deram mais de 15 milhões de euros em 2012. Cristiano passa a ganhar dois mil euros por hora, 49 mil euros por dia - o equivalente a mais de 100 ordenados mínimos de Portugal - ou 1,5 milhões de euros por mês. E estamos apenas a falar do ordenado base, pois o contrato prevê ainda o pagamento de prémios por resultados desportivos e a repartição dos lucros provenientes da exploração dos direitos de imagem do jogador. Ronaldo desdramatiza os números: "Na vida, há coisas mais importantes do que o dinheiro - é importante, mas não foi a prioridade para a renovação. A prioridade foi o projeto de futuro do melhor clube do Mundo".

O treinador Toni não ficou surpreendido com os valores envolvidos: "A indústria do futebol movimenta valores que até podem parecer irracionais, mas é preciso ter em conta o que Cristiano Ronaldo dá a ganhar ao Real Madrid". Outro homem do futebol, Octávio Machado, não duvida de que o Real Madrid fez um excelente investimento: "O presidente Florentino Peréz é um hábil homem m de negócios e sabe muito bem o que está a fazer. O Cristiano é um profissional de mão-cheia. está sempre disponível para jogar, raramente se lesiona e tem a motivação sempre no máximo. É um exemplo de profissionalismo, dentro e fora do campo", explica o ex-treinador.

NEGÓCIOS VARIADOS

Aos 28 anos, o futebolista há muito que dá provas de competência na administração da sua fortuna. Ao longo dos anos, os investimentos têm sido variados e bem-sucedidos. O que o leva até a arriscar em novas áreas. Exemplo disso é a aposta no Mobitto. É uma aplicação para smartphones que pretende criar redes de fidelização de consumidores em relação às suas marcas preferidas. "A ideia é que são os utilizadores que definem, pelos seus padrões de consumo, quais as marcas que devem ser destacadas e são premiados por isso. É uma rede universal de recomendações", explica José Simões, fundador da empresa. Cristiano tornou-se embaixador da marca Mobitto e investiu na empresa, que é detida pela Leading Capital, holding do empresário Rúben Alves, que tem vários negócios com Jorge Mendes e com Cristiano Ronaldo.

José Simões explica a importância de ter uma figura como o Ronaldo a dar a cara pela sua aplicação: "Ele abre muitas portas porque nos dá uma garantia de credibilidade. Em Portugal ainda existe uma mentalidade pouco disposta a arriscar e, assim, ter uma figura da dimensão do Ronaldo connosco é uma grande ajuda".

REI DAS CAMISOLAS

Em 2011, um irritado Ronaldo explicou em Zagreb por que motivo é tantas vezes assobiado nos estádios dos adversários: "Penso que é por ser rico, bonito e um grande jogador; as pessoas têm inveja de mim. Não encontro outra explicação". Talvez não sejam essas as razões que o fazem tão visado pelos adeptos, mas são certamente argumentos desta natureza que levam marcas como a Nike a pagarem-lhe cerca de nove milhões de euros por ano.

Ronaldo consegue até dar dinheiro a marcas rivais - se a Nike lucra milhões graças aos anúncios glamorosos em que Ronaldo é o protagonista, a rival Adidas também não se queixa. A marca alemã é a fornecedora oficial de equipamentos do Real Madrid e a camisola número 7 é, de longe, a mais vendida na loja do clube. Na época 2009/2010, quando Ronaldo ainda ostentava o número 9, - então entregue ao mítico Raúl - o Real Madrid vendeu 1 milhão de camisolas Adidas com o nome de Ronaldo estampado nas costas. Só David Beckham, na sua passagem pelo clube madrileno anos antes, conseguiu vender 1 milhão de camisolas em menos tempo do que o astro português. No entanto, a permanência do madeirense em Espanha - renovou até 2018 - fê-lo bater todos os recordes de vendas. Os media espanhóis dizem que só a venda de camisolas pagou os 94 milhões de euros que Ronaldo custou ao Real quando veio do Manchester United, em 2009.

A MARCA CR7

Quem visita a vivenda de Ronaldo na urbanização de luxo La Finca, nos arredores de Madrid, depara-se com uma porta negra e um puxador metálico com uma sigla incrustada: CR7. As iniciais e o número da camisola - o mesmo de Luís Figo, ídolo de juventude de Ronaldo - são uma constante na vida do jogador. A irmã, Elma, gere na Madeira a loja de vestuário que usa a sigla. Há poucas semanas, o jogador anunciou a criação de uma linha de roupa interior para homem que usa a mesma designação. Já circula na internet um vídeo de promoção às criações desenhadas por Ronaldo. O jogador tem emprestado corpo a campanhas de publicidade e foi escolhido pela Armani como o rosto da marca. É frequente vê-lo muito pouco vestido nas campanhas da marca italiana de alta costura.

Outros contratos milionários do jogador passam pela banca - é a cara do Banco Espírito Santo em Portugal, e da marca de champô Linic em todo o Mundo. José Mourinho chegou a zombar dos jogadores que se prestavam a fazer anúncios "ridículos" a tão prosaico produto, todavia não se percebeu se a ‘boca' era dirigida a Ronaldo ou a Casillas - o guarda-redes do Real, que dá a cara pelo Head &Shoulders. Dado o clima de crispação em que Mourinho saiu de Madrid, é provável que estivesse a gozar com ambos.

CASAS DE SONHO

Habituado a férias de luxo, na companhia da família ou da namorada russa Irina Shayk, Ronaldo tem casas em Espanha e em Portugal. A moradia num subúrbio de luxo em Madrid terá custado 7 milhões de euros ao craque e até inclui um piano de cauda com a inscrição da habitual sigla CR7. No verão, costuma passar uma semana na casa do Gerês, que lhe custou 4 milhões de euros. Tornou-se ponto de atração turística para as empresas que organizam excursões de barco na barragem da Caniçada. O extremo do Real Madrid investiu milhões na compra de terrenos em Porto Santo, onde está prevista a edificação de um empreendimento turístico de luxo. "O projeto está aprovado pelas autoridades locais. Porém a construção ainda não arrancou, pois o consórcio que ia construir - do qual Ronaldo não faz parte, mas que inclui os seus terrenos - sofreu um revés com a insolvência de algumas empresas que o integravam ", explica à Domingo a advogada Sofia Plácido de Abreu, que conduziu o processo de licenciamento.

Todavia, a casa de sonho de Cristiano ainda não está pronta. O jogador tem uma nova vivenda em construção na zona de Benavente - um projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura. Terá mais uma garagem para guardar a sua coleção de mais de 20 carros, que um site espanhol avalia em 5 milhões de euros.

O jogador vendeu recentemente a mansão que tinha em Inglaterra e também se desfez de uma moradia na Quinta da Beloura, em Sintra. Apesar de ter um apartamento no Parque das Nações, em Lisboa, o craque prefere ficar em hotéis quando se desloca à capital portuguesa.

NO TOP DA CELEBRIDADES

Ronaldo é uma estrela à escala mundial e faz por rentabilizar esse estatuto. O site da ‘Forbes' coloca-o em 9º lugar na lista dos atletas mais bem pagos, num ranking liderado pelo americano Tiger Woods. Em 2012, o golfista terá ganho 57 milhões de euros, ao passo que Ronaldo se ficou por uns ‘míseros' 32 milhões. O mesmo site coloca o jogador português no lugar 31 das celebridades mais poderosas do Mundo, logo a seguir ao milionário americano Donald Trump e antes do músico Jay Z. A lista é liderada pela apresentadora de TV Oprah Winfrey. É este o campeonato de Ronaldo.

AOS 18 ANOS GANHAVA 1500 EUROS POR MÊS

A inauguração do Estádio Alvalade XXI opôs o Sporting ao Manchester United, em agosto de 2003. O Sporting ganhou por 3-1 e os jogadores ingleses saíram de Lisboa deslumbrados com o puto de 18 anos, que jogava com o número 28. No próprio avião de regresso a casa, convenceram o treinador Alex Fergusson a comprar Cristiano Ronaldo. Dias depois, o negócio fez-se, por 15 milhões de euros. Ronaldo passou de um ordenado de 1500 euros mensais em Alvalade para 2 milhões por época. As sucessivas renovações pelo Manchester levaram-no a atingir um ordenado de 420 mil euros mensais na sua última época em Inglaterra. No Real Madrid, começou por ganhar 13 milhões por ano. Agora ganha 18 milhões.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)