Barra Cofina

Correio da Manhã

Mais CM
2

Vidas privadas

“Mas quem é que quer imaginar, ou pior, ver o Salazar na cama com uma mulher? Tenham lá paciência, só a ideia dá-me voltas ao estômago”
8 de Fevereiro de 2009 às 00:00
Vidas privadas
Vidas privadas

Durante os últimos dias, o canal de televisão SIC esteve a fazer um grande alarido acerca de ‘A Vida Privada de Salazar’, minissérie de cento e oitenta minutos a ser transmitida neste fim-de-semana. Depois de documentários, livros, bandas desenhadas e até mesmo concursos de televisão onde o senhor António de Oliveira foi protagonista eis que se lembram agora de nos mostrar a vida 'privada' do ditador português.

Mas que raio de ideia, sinceramente. Na apresentação desfilam várias mulheres, com destaque para Cláudia Vieira e Soraia Chaves. Já ninguém aguenta. O Salazar, claro, porque as raparigas são, como sempre, bem-vindas – e dá vontade de dizer que se uma mulher minimamente parecida com a nossa Soraia tivesse passado pelas mãos do senhor António, este certamente teria levado uma vida bem menos austera. Se alguma coisa justificava aquele ar tão sisudo, seria a falta de boa cama. A abordagem não é nova – o filme ‘Amália’ também enveredou por esse caminho, o de retratar as relações amorosas daquela que é considerada a maior fadista de sempre. Mas ao menos estavam integradas numa possível história de vida.

Seja como for, tanto num como noutro caso, parece-me um lado muito pouco interessante das vidas dos dois nomes. Para além disso, nestes casos a privacidade protege muito mais do que a intimidade dos atingidos, já que esta, quando devassada, ofende a dos outros. Mas quem é que quer imaginar, ou pior, ver o Salazar na cama com uma mulher? Tenham lá paciência, só a ideia dá-me voltas ao estômago. Não seria melhor esperarem uns anos e fazer algo do género com, sei lá, o dr. Pedro Santana Lopes? Isso sim já daria pano para mangas, e não tendo que inventar ou exagerar, como fizeram com os outros dois, se calhar teriam era que cortar algumas aventuras (não metam é a Christiane Torloni de fora, se faz favor).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)