25 de Abril, 50 anos, 25 ícones
A história do 25 de Abril de 1974 também se pode contar através de ícones: da incontornável G3 ao megafone, passando pelo "V" da Vitória. Há escolhas óbvias. Outras nem tanto.
Para 25 de Abril de 1974, o boletim meteorológico previa, em Portugal Continental, céu muito nublado nas regiões do litoral, pouco nublado nas regiões do interior e vento fraco a moderado de noroeste. Registar-se-ia, nessa quinta-feira, neblina em alguns locais. O cinzentismo climatérico desse dia foi subitamente colorido por uma revolução que ficou para a posteridade como dos cravos. A história do 25 de Abril de 1974 também se pode contar através de ícones. Objetos, imagens, pessoas e equipamentos que a memória associa a símbolos de uma revolução que surpreendeu a Europa e o mundo. Há de tudo. Da incontornável G3 ao megafone, passando pelo "V" da Vitória. Há escolhas óbvias. Outras nem tanto. A identificação destes ícones representa uma viagem a um passado que determinou um novo rumo para Portugal.
Reedição de texto publicado inicialmente no Jornal de Negócios a 24 de abril de 2014
Fotografia Alexandra Silva, Arquivo Histórico da Presidência da República, Lusa, Mariline Alves, Pexels, Direitos Reservados | Pesquisa de Imagem Ana Sofia Pinto | Edição de Imagem Bernardo Franco | Web Design David Vinagre | Coordenação Catarina Cruz
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt