PSD conquista maiores municípios do País: Moedas vence em Lisboa, Pedro Duarte no Porto e Menezes em Gaia
Mapa do poder autárquico tem duas cores dominantes, rosa e laranja. PS conquista importantes municípios e alguns históricos.
O PSD conquistou os maiores municípios do País. Lisboa, Porto, Sintra e Gaia são importantes vitórias para o partido liderado por Montenegro, mas o PS, apesar da derrota nestes concelhos, ultrapassou a humilhação das legislativas e conquista, quer ao PSD, quer aos comunistas, importantes municípios e alguns históricos, como Viseu, Coimbra, Évora, Bragança e Faro.
“O PS voltou”, disse Carneiro. Ressurgiu das cinzas das legislativas, mas as derrotas nas grandes cidades deixam um sabor agridoce para os socialistas, tal como ao PSD a dor de algumas derrotas simbólicas também ofusca uma jornada de importantes triunfos. Mas, apesar de tudo, os dois maiores partidos dominam o mapa do poder local.
Normalmente, nas grandes cidades as eleições locais costumam ser difíceis para o partido que governa, mas desta vez Luís Montenegro pode ficar tranquilo, apesar das importantes e simbólicas derrotas em Viseu, Bragança ou Coimbra, onde o médico independente que liderava a autarquia perdeu para a antiga ministra Ana Abrunhosa.
Os dois maiores partidos, cada um à sua maneira, podem cantar vitória, mas o maior vencedor da noite foi claramente o PSD, com mais joias para a sua coroa.
O Chega, que nas últimas legislativas conseguiu eleger o segundo maior grupo parlamentar na Assembleia da República, ficou longe desse registo. Conquistou as primeiras câmaras e disputou várias com ambição de vencer, mas os resultados ficam longe dos outros dois maiores partidos. E nas autárquicas o campeonato do Chega é medir forças com os comunistas, que no domingo perderam mais concelhos emblemáticos, como Setúbal e Évora.
Carlos Moedas, Pedro Duarte, Marco Almeida e Luís Filipe Menezes, todos do PSD, são os maiores vencedores da jornada eleitoral, porque venceram os maiores municípios e os mais relevantes politicamente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt