Empate a 99 votos entre PSD e PS leva a nova eleição na freguesia de Arcas
Freguesia vai novamente a votos no próximo dia 26 porque no ato eleitoral do passado domingo registou-se um empate.
Na aldeia macedense ninguém se lembra de uma situação semelhante. Os candidatos, cabeças de lista pelo PS e PSD empataram por 100 votos. Na recontagem, realizada pela Assembleia Geral de Apuramento, ainda foi retirado um voto nulo a cada lista, ficando assim o empate por 99 votos.
Pela lei, havendo empate técnico não é possível eleger um vencedor e a solução é ir novamente às urnas. “Eu acho isso uma estupidez; é só para andarem a obrigar os mais velhos a deslocações, que já nem saúde têm pra isso”, atira Febelina Reis que não parece contente com a situação.
Por outro lado, há quem veja outra possível solução. “Deviam entender-se os dois e ficarem a governar de forma a atenderem às necessidades da população e a resolver coisas que aqui estão muito mal”, refere Fátima Peixeiro, também moradora de Arcas. Da mesma opinião partilha Adelino Massaira que, sentado no banco do café, assume que “em 70 anos” nunca se lembra “de nada assim”.
Mickael Silva, candidato pelo PSD, não esperava este desfecho mas espera que saia um vencedor da próxima ronda. “Aproveitamos estes dias extra para continuar a fazer campanha junto das pessoas, e espero não ir uma terceira vez a votos”, refere a sorrir.
Ana Martins, a candidata pelo PS, não quis prestar declarações.
As novas eleições realizam-se no dia 26 de outubro, já que a lei determina eleições no segundo domingo a seguir à primeira data em que se realizaram.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt