Frases do nono dia da campanha oficial para as autárquicas

Eleições decorrem a 12 de outubro.

08 de outubro de 2025 às 17:59
Eleições autárquicas Foto: Lusa
Partilhar

Eis as frases do nono dia da campanha oficial para as eleições autárquicas de 12 de outubro:

"À semelhança do grupo Bilderberg para o mundo, eu desafiei os candidatos do ADN que fazem parte do Grande Porto que, para já ainda são três. Eu e mais outros dois e fizemos o G3 (...). À semelhança do grupo Bilderberg, nós vamos fazer o grupo do Guindalense."

Pub

Frederico Duarte Carvalho, candidato do ADN à Câmara do Porto

Lusa, 07-10-2025

"Àqueles que trabalharam uma vida inteira, os que se levantam de madrugada, a todos os pais e todas as mães que esperam por um lugar na creche, a quem desespera por uma habitação, a todos os trabalhadores da cultura, (...) a todos esses o apelo que fazemos é, no dia 12, quando forem votar, votem pelas próprias vidas."

Pub

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, em campanha na Amadora

"Gostamos das elites, temos até na nossa equipa três professores universitários, mas nós respiramos povo, sentimos povo."

Luís Souto Miranda, candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Aveiro

Pub

"Queremos crescer, eleger vereadores com pelouros executivos, que façam a diferença na vida das pessoas" e "queremos, pelo menos, triplicar esse resultado em número de eleitos."

Mariana Leitão, líder da Iniciativa liberal, em campanha em Viseu

"Em tempos, Luís Montenegro teve uma frase que lhe rendeu muito politicamente em que repetia duas vezes o "não", era "não é não". Agora, nós estamos em eleições autárquicas. Quando Pedro Passos Coelho, ex-líder do PSD, diz que não faz sentido linhas vermelhas que o Chega, ele está a dizer 308 "sins", um para cada concelho, para cada município em Portugal."

Pub

Rui Tavares, porta-voz do Livre

"O que hoje em dia acontece, e vê-se isso nas campanhas, é que há um partido do Governo que olha para o Porto através do Google Maps, que não conhece os problemas e está demasiado ausente. Faz uma campanha que é de toca e foge, nem tem tempo para falar com as pessoas."

Filipe Araújo, candidato independente com o apoio do PAN à Câmara do Porto

Pub

"Queremos mudar o país, queremos eleger autarcas nestas eleições autárquicas que possam pôr os transportes, a qualidade de vida, a habitação, o ambiente em primeiro plano. Estou convicta de que é isso que vai acontecer, e tenho sentido muita energia em todos os lados e as notícias que recebo são de esperança e de energia."

Mariana Mortágua, coordenadora do BE, que se juntou pela primeira vez à campanha em Leiria

"Hoje só há uma direita em Portugal, essa direita é o Chega, e isso foi no fundo, por outras palavras, o que disse o doutor Pedro Passos Coelho."

Pub

André Ventura, presidente do Chega

"O assunto de quem está na minha campanha... preocupe-se o senhor engenheiro Carlos Moedas com quem está na campanha dele. Vamos discutir Lisboa. Eu bem sei que, para o engenheiro Carlos Moedas, discutir Lisboa é um enorme embaraço, tendo em conta o estado em que a cidade está. Eu sei, eu compreendo, mas isto é uma campanha para a Câmara de Lisboa."

Alexandra Leitão, candidata da coligação Viver Lisboa (PS, Livre, BE e PAN)

Pub

"Estou completamente tranquilo, embora absolutamente estupefacto e mesmo revoltado com o teor das notícias, que a virem de alguém ligado ao processo configuram uma situação que é uma pouca vergonha, de uma deslealdade processual, democrática, que é intolerável e que eu não aceito de maneira nenhuma."

Luís Montenegro, primeiro-ministro e presidente do PSD

"A minha confiança na justiça mantém-se e a justiça fará o trabalho, no momento, com o método que considerar oportuno, e aquilo que eu entendo é que o primeiro-ministro, quando chegar a hora, deve dar as explicações que as autoridades lhe solicitarem."

Pub

José Luís Carneiro, secretário-geral do PS

"Nós alertámos na altura que o que o primeiro-ministro devia ter feito, quando isto foi surgindo, era ter-se demitido. Achou que isso não era solução, forçou eleições e arrastou este problema para a frente."

Paulo Raimundo

Pub

"Sabemos bem o que temos passado em termos de desafios e de amargos de boca nas últimas eleições, não só no nosso país, um pouco por toda a Europa. Está nas nossas mãos fazer com que no domingo a realidade seja diferente e deixemos uma marca clara de que o PS está aqui para responder aos problemas das pessoas."

Marta Temido, eurodeputada do PS, em campanha no Barreiro

"O PSD abandonou o Porto, e a prova disso foi ter ido buscar um candidato que não sabe para que lado fica Campanhã."

Pub

Miguel Corte-Real, candidato do Chega à Câmara do Porto

"Ai, Luís Montenegro e as suas histórias mal contadas. É extraordinário, porque ainda há pouco ouvi a reação do Luís Montenegro a esta história. Então ele reagiu com tranquilidade, com estupefação e com revolta. É que nem aqui a história é a mesma durante três palavras seguidas."

Rui Tavares

Pub

"A Spinumviva vai perseguir o primeiro-ministro, é uma maldição que vai perseguir este Governo e a sua credibilidade, e não é por não responder nem por se fazer de ofendido que isso vai mudar."

"Infelizmente estes 12 anos foram 12 anos em que Gaia deixou de competir entre as cidades com mais pujança e mais desenvolvimento no país. Os gaienses merecem desenvolvimento social, merecem desenvolvimento económico, sabem que durante os meus mandatos se desenvolveram os ícones da cidade, as praias, o centro histórico, olhámos pelos mais pobres."

Luís Filipe Menezes, candidato do PSD/CDS-PP/IL à Câmara de Gaia

Pub

"Nós continuamos a ter no país um primeiro-ministro que está sob suspeita de crimes graves. Isto são crimes graves, crimes de idoneidade em relação ao exercício da função pública, mas tanto quanto sabemos, pelo menos a atentar naquilo que foi conhecido, muito desta situação tem sido arrastada pelo próprio primeiro-ministro."

André Ventura

"Estamos aqui a discutir os problemas pessoais do primeiro-ministro, não nos parece normal, nem saudável em democracia, queremos que o país avance, queremos ultrapassar, de uma vez por todas, esta circunstância. E, para isso, é importante, que ao invés de se vitimizar, Luís Montenegro venha justificar e prestar os esclarecimentos de que o país precisa."

Pub

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

"Você era o rei de Portugal, você ganhava as eleições com os votos todos dos ciganos, mas não quer."

Maria, cigana para André Ventura

Pub

"Eu quero que todos cumpram regras neste país, não quero ser o rei de nada."

André Ventura, em resposta

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar