João Baptista (CDU) propõe plano para baixar a temperatura em Braga

Plano passa pela criação de coberturas verdes sobre os edifícios existentes e de implementação de espécies trepadeiras nas fachadas.

01 de outubro de 2025 às 19:08
Braga
Partilhar

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Braga, João Baptista, defendeu esta quarta-feira um plano "inovador e ambicioso" para diminuir a temperatura da cidade, que passa pela implantação de coberturas em edifícios e ruas.

Em declarações à Lusa no âmbito da campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 12 de outubro, João Baptista sublinhou que Braga é atualmente "uma das cidades mais quentes de Portugal", chegando a atingir "temperaturas insuportáveis".

Pub

"A CDU [coligação que integra o PCP e Os Verdes] tem um plano ambicioso e inovador para diminuir a temperatura da cidade de Braga", referiu.

O plano passa pela criação, nas zonas onde existe uma extrema densidade de betão e de construção, de coberturas verdes sobre os edifícios existentes e de implementação de espécies trepadeiras nas fachadas.

A ideia é criar "uma capa verde e de sombra sobre edifícios, evitando a incidência do sol sobre essas superfícies de betão e cimento, que torna as noites muito quentes e tropicais", disse.

Pub

Paralelamente, a CDU quer implementar na zona da Praça da República "sistemas de pérgulas e de sombreamento, com aspersores, um bocadinho à semelhança do que se fez em Sevilha".

Para a Rua do Souto e outras artérias com maior exposição solar, a CDU propõe a instalação de um sistema de velas de sombra retráteis, que no inverno são recolhidas e no verão estão abertas "para criar sombra e permitir que as pessoas usufruam desses espaços do centro que no pico do verão atingem "temperaturas insuportáveis".

Ainda em matéria de ambiente, João Baptista propõe que os 17 hectares do parque das Sete Fontes que já são do domínio municipal sejam disponibilizados imediatamente ao usufruto da população, com a desmatação e a retirada das espécies invasoras.

Pub

Outras propostas são o aumento do número de árvores no concelho e a criação de mais dois parques verdes, um na zona de São Mamede e São Pedro de Este e o outro entre Celeiros e Aveleda.

"Estes dois parques serviriam para desanuviar um bocadinho a tensão e a concentração de tudo nas Sete Fontes", referiu.

Para a CDU, todos estes parques terão de ficar ligados por redes recicláveis e redes pedonais, para as pessoas poderem lá chegar sem precisarem de levar o carro.

Pub

"Queríamos levar a cabo estas medidas até para fazer face às alterações climáticas e a todos estes problemas relacionados com as vagas de calor, que cada vez vão ser mais", disse ainda o candidato comunista.

A Câmara de Braga é atualmente composta por seis eleitos pela coligação Juntos por Braga (PSD/CDS-PP/PPM), quatro do Partido Socialista e um da CDU.

Os candidatos à Câmara Municipal de Braga são João Rodrigues (coligação Juntos por Braga - PSD/CDS-PP/PPM), António Braga (coligação Somos Braga - PS/PAN), Filipe Aguiar (Chega), Rui Rocha (Iniciativa Liberal), Ricardo Silva (movimento independente Amar e Servir Braga), João Baptista (CDU, coligação que junta PCP e Os Verdes), António Lima (Bloco de Esquerda), Carlos Fragoso (Livre), Francisco Pimentel Torres (ADN) e Hugo Varanda (MPT).

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar