Maioria dos líderes partidários fecha campanha para as autárquicas a Norte do País
Eleições decorrem no domingo, entre as 8h00 e as 19h00.
A campanha para as eleições autárquicas acaba este domingo oficialmente, com a maioria dos líderes partidários, incluindo os dirigentes do PSD e PS, a escolherem o Norte do país para colocar um ponto final em 11 dias na estrada.
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, escolheu Espinho, a sua cidade natal, para encerrar a última jornada de campanha, que começa no Mercado do Bolhão, no Porto, ao lado de Pedro Duarte, o seu antigo ministro dos Assuntos Parlamentares e cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à autarquia portuense.
O dirigente social-democrata estará ainda em Vila Nova de Gaia e em Aveiro, antes do comício marcado para as 20h00 em Espinho, também no concelho aveirense.
Já o secretário-geral do PS inicia o último dia de campanha em Sintra, antes de assinar o Compromisso Autárquico dos Candidatos à Área Metropolitana de Lisboa na Gare do Oriente, na capital portuguesa.
José Luís Carneiro acompanha Alexandra Leitão, cabeça de lista pela coligação PS/Livre/BE/PAN, pelas 15h00 na descida do Chiado, em Lisboa, rumando, depois, ao distrito do Porto, para ações em Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia.
A intensa agenda do líder socialista tem a sua conclusão no Porto, no Clube Fenianos Portuenses.
Também o líder do Chega, André Ventura, terminará a campanha a Norte, mais concretamente no Minho: depois de uma arruada em Braga e de uma paragem em Vila Verde, participa no comício de encerramento em Viana do Castelo, no Santoinho.
A presidente da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão, visita o Mercado de Guimarães, no distrito de Braga, e segue para Santa Maria da Feira, em Aveiro, concluindo as iniciativas do último dia de campanha em Matosinhos, no Porto.
À esquerda, o Livre também elegeu o Norte, mais concretamente Gondomar, no distrito do Porto, para o fechar 11 dias na estrada, com os co-porta-vozes Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes a juntarem-se ao secretário-geral socialista em Sintra e em Lisboa, onde estarão ainda acompanhados pela porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, que de manhã tem uma ação em Oeiras.
Em sentido contrário, os dirigentes de PCP e Bloco de Esquerda vão descendo no mapa de Portugal ao longo do dia, com Paulo Raimundo a começar na Moita, antes de acompanhar João Ferreira, candidato da CDU (PCP/PEV), numa arruada em Lisboa, com início no largo do Chiado.
O secretário-geral comunista encerra a campanha com um comício em Évora, enquanto a coordenadora do BE termina a jornada na Amadora. Mariana Mortágua começa o dia numa arruada no Porto.
O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, foi o único dirigente a escolher as ilhas para o último dia de campanha, viajando até aos Açores, mais concretamente até Velas, na ilha de São Jorge, onde os centristas têm uma das suas lideranças de câmara.
A campanha oficial para as eleições autárquicas termina hoje para mais de 800 grupos de cidadãos e forças políticas, que candidataram cerca de 12.860 listas a autarquias de todo o país, de acordo com dados provisórios da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Nas eleições autárquicas, que decorrem entre as 08h00 e as 19h00 de domingo, os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes de 308 câmaras municipais, 308 assembleias municipais e 3.221 assembleias de freguesia.
Outras 37 freguesias vão escolher o executivo em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.
De acordo com a Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), existem 9.303.840 eleitores inscritos para as autárquicas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt