Mortágua reconhece resultado "modesto" do BE mas faz "balanço positivo" das coligações
Coordenadora disse que estratégia do Bloco está correta e dá um rumo para o futuro" num contexto de "viragem à direita" em que se exige diálogo à esquerda.
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, reconheceu este domingo que, embora ainda faltem apurar resultados, o resultado dos bloquistas nestas autárquicas foi "modesto", mas faz um "balanço positivo" da integração em coligações à esquerda.
"Tudo indica que o Bloco de Esquerda terá tido um resultado modesto nestas eleições autárquicas, ainda assim fazemos um balanço positivo de muitas das coligações que integramos, não só em Lisboa, como por todo o país", afirmou Mortágua em declarações aos jornalistas na sede do BE, em Lisboa, quartel-general dos bloquistas para esta noite, numa altura em que faltam apurar os votos de 269 freguesias.
Questionada sobre se os resultados desta noite revelam que a estratégia seguida não resultou, Mortágua disse que "a estratégia do Bloco está correta e dá um rumo para o futuro" num contexto de "viragem à direita" em que se exige diálogo à esquerda.
A líder do BE reforçou que, após uma "viragem muito profunda à direita" no país verificada nas legislativas, a esquerda agiu em conformidade com as exigências do contexto e "encontrou caminhos de diálogo e de convergência" que, "independentemente dos resultados finais que venham a ser apurados", são positivos.
"Podemos concluir que há uma continuidade do ciclo de viragem à direita que vinha das eleições legislativas. E é inegável. Nós não saímos desse ciclo, há uma viragem à direita que se nota e que se pode concluir a partir dos resultados preliminares das eleições autárquicas", acrescentou.
Mariana Mortágua agradeceu o trabalho dos candidatos pelo Bloco em todo o país, reservando para depois um "balanço mais aprofundado e apurado" dos resultados desta noite.
"Estivemos à altura da responsabilidade do momento e fizemos exatamente aquilo que dissemos que era necessário fazer. Nós teremos tempo para fazer essa análise dos resultados", atirou.
A coordenadora bloquista argumentou que o facto de o Bloco de Esquerda integrar dezenas de coligações dificulta a contagem, para já, dos mandatos atribuídos aos candidatos bloquistas e assegurou que o partido reunirá a Mesa Nacional para avaliar os resultados.
A líder do BE foi ainda questionada sobre se a sua presença na flotilha humanitária para Gaza poderá ter afetado os resultados do partido, uma associação que negou, argumentando que o "partido tem muitas pessoas muito qualificadas para o representar" e que é uma vantagem "ter mais vozes e mais caras" a dar a cara pelo Bloco.
Após uma noite eleitoral silenciosa e com poucas pessoas no 'quartel-general' do partido, entre as quais os históricos bloquistas Fernando Rosas e Francisco Louçã, Mariana Mortágua deu por encerrados os trabalhos na sede e dirigiu-se para a sede de campanha da socialista Alexandra Leitão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt