page view

Candidato do BE a Faro diz que participação deve ir além do voto

José Moreira propôs, caso seja eleito, aumentar a participação cidadã nas decisões que "lhes dizem diretamente respeito".

08 de outubro de 2025 às 17:32

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Faro, José Moreira, disse esta quarta-feira que a participação dos eleitores na política local deve ir além do voto nas autárquicas e ser mais ativa ao longo do mandato.

"Obviamente que os órgãos eleitos têm um papel muito importante na decisão do que se passa na cidade, da gestão da cidade e do concelho, mas parece-nos extremamente redutor que a participação dos cidadãos e das cidadãs se reduza ao momento da votação", afirmou o candidato à agência Lusa.

José Moreira propôs, caso seja eleito, aumentar a participação cidadã nas decisões que "lhes dizem diretamente respeito", tanto "ao nível micro, da sua rua, do seu bairro", que é "o espaço de participação mais importante", como "ao nível mais macro", com "processos de consulta pública" mais alargados.

Em causa estão, segundo o candidato, "consultas públicas informais sobre todas as matérias que dizem respeito à vida das pessoas" e que podem ser feitas através de votação ou consultas 'online', exemplificou.

O candidato propôs também a criação de zonas com limite de 30 quilómetros por hora para a circulação automóvel nos bairros e até dentro das aldeias e das vilas, uma medida que aumentaria a segurança rodoviária.

"Ou seja, dentro do bairro o trânsito está limitado àquela velocidade. Isso permitiria que as pessoas sentissem mais seguras e a partilha da via entre peões e automóveis. E até ao fim do mandato poder-se avançar com pequenos arranjos urbanísticos que permitissem esbater de algum modo a diferença entre as vias de circulação automóvel e pedonal", esclareceu.

José Moreira disse que esta solução "não é nenhuma novidade" e "há muitos países" onde já está implementada", tendo "a vantagem de concentrar depois o tráfego que vai interligar as diversas zonas da cidade e do concelho em vias mais estruturadas" onde aplicar limites máximos de 50 ou 90 quilómetros por hora.

"Mas dentro dos espaços habitados, haver a possibilidade de todos partilharmos este espaço e não ser apenas dos automóveis. E também não há condições em muitos destes espaços para os tornar apenas pedonal, portanto, há aqui esta solução intermédia que funciona bastante bem por toda a Europa e também creio que Faro tem condições para que ela funcione", argumentou.

Além de José Moreira, candidatam-se à Câmara de Faro António Miguel Pina (PS), Cristóvão Norte (Coligação "Faro Capital de Confiança" -- PSD/IL/CDS-PP/PAN/MPT), Adriana Marques Silva (Livre), Duarte Baltazar (CDU - coligação PCP/PEV), José Freitas Oliveira (ADN), José Moreira (BE), Pedro Oliveira (Volt Portugal) e Pedro Pinto (Chega).

Em 2021, a coligação liderada pelo PSD venceu as autárquicas, elegendo seis dos nove mandatos em disputa, enquanto o PS ficou na segunda posição, garantindo os restantes três eleitos. A CDU, que ficou em terceiro lugar, e o Chega, em quarto, não elegeram qualquer vereador.

As eleições autárquicas realizam-se no domingo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8