Luís de Camões e Fernando Pessoa testam estudantes nos exames nacionais

81 mil alunos estavam inscritos para a prova de Português do 12.º ano.

18 de junho de 2025 às 01:30
Exames nacionais começaram com prova de Português Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Os exames nacionais do secundário arrancaram esta terça-feira com a prova de Português, para a qual estavam inscritos 81 mil alunos e em que Luís de Camões e Fernando Pessoa foram os escritores em destaque. "Os alunos já estavam com a expectativa de sair Camões por causa da celebração dos 500 anos do nascimento", disse ao CM Maria do Carmo Oliveira, da Associação de Professores de Português.

"Saíram três estrofes de Os Lusíadas sobre o rei D. Fernando, o Infante Santo, e a Mensagem, de Fernando Pessoa, também sobre D. Fernando. Tinham questões autónomas e uma parte para fazer a comparação entre as obras, algo que é trabalhado em aula”, acrescentou a professora, que considerou o exame “muito equilibrado, com a parte de leitura e gramática muito acessível”.

Pub

“Ao contrário dos dois últimos anos, em que os conteúdos dos exames tiveram mais que ver com competências dos alunos, este ano foi mesmo sobre os conteúdos das aulas e os meus alunos saíram muito satisfeitos”, afirmou a docente na Escola Aurélia de Sousa, no Porto.

Os alunos tiveram ainda de responder a perguntas sobre um texto de Tolentino de Mendonça – o discurso que proferiu a 10 de junho de 2020 – e fazer uma composição cujo tema era se é a sociedade que faz o indivíduo ou o indivíduo que faz a sociedade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar