Proposta de roteiro para eliminação dos combustíveis é uma provocação
Cientistas referiam-se ao texto divulgado na terça-feira pela presidência da 30.ª conferência do clima da ONU, sobre a intenção de abandonar os combustíveis fósseis.
Um grupo de cientistas classificou como provocatórias as propostas de roteiros para a eliminação dos combustíveis fósseis e para o fim da desflorestação conhecidas até agora na conferência do clima de Belém, no Brasil.
Os cientistas referiam-se ao texto divulgado na terça-feira pela presidência da 30.ª conferência do clima da ONU (COP30), que sobre a intenção de abandonar os combustíveis fósseis sugere três opções: organizar um 'workshop' para as partes partilharem histórias de sucesso; convocar uma reunião ministerial de alto nível para ultrapassarem progressivamente a sua dependência dos combustíveis fósseis e uma terceira opção sem qualquer texto.
"Um roteiro não é um 'workshop' ou uma reunião ministerial. Um roteiro é um verdadeiro plano de trabalho que nos mostre o caminho desde onde estamos até onde queremos estar e como chegar lá", escrevem os sete cientistas, incluindo alguns conselheiros da presidência da COP30, numa declaração publicada na quarta-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt