page view

Timor Leste quer continuar a usar petróleo e gás mas caminhar para renováveis

Enviado especial e embaixador para os Assuntos Climáticos de Timor-Leste, Adao Soares Barbosa, sublinhou que Timor-Leste tem "o direito ao desenvolvimento"

12 de novembro de 2025 às 16:45

O enviado especial e embaixador para os Assuntos Climáticos de Timor-Leste disse esta quarta-feira à Lusa que o País quer continuar a utilizar petróleo e gás para "reconstruir a nação", mas também criar bases para as energias renováveis

"O petróleo e o gás são uma das nossas principais fontes económicas, por isso continuaremos a usá-los para reconstruir a nossa nação, e estamos a criar caminhos no sentido de utilizar tecnologias de energia renovável para alcançar um equilíbrio interno", afirmou Adao Soares Barbosa, durante a Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP30), que decorre na cidade amazónica brasileira de Belém.

Adao Soares Barbosa sublinhou que Timor-Leste tem "o direito ao desenvolvimento", sendo um "país novo e tem o direito de desenvolver o seu próprio modelo de desenvolvimento, aproveitando o petróleo e o gás que possui atualmente, aplicando-os, para questões de erradicação da pobreza".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8