Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais
3

Riopele: vendas em 5 continentes

Empresa vende por ano sete mil quilómetros de tecido em 40 países.
Maria João Vieira de Matos 28 de Fevereiro de 2016 às 12:55
A Riopele conta com o trabalho de vários estilistas
A Riopele conta com o trabalho de vários estilistas FOTO: DR
A Riopele é uma das empresas têxteis mais antigas de Portugal. Fundada em 1927, vende, por ano, sete mil quilómetros de tecido, em 40 países nos cinco continentes. Mais de 95 por cento das vendas são tecidos de moda para vestuário.

Mas a Riopele também desenha e confeciona coleções. Os dois segmentos são vendidos para marcas de todo o Mundo.

A aposta na exportação começou em 1958 e mantém-se até hoje. A recente modernização do processo produtivo e a nova liderança permitiram um crescimento superior a 30% das vendas nos últimos 3 anos. Nos vários países europeus, a empresa já conquistou marcas de vestuário como a Giorgio Armani em Itália, a Max Mara e a Tara Jarmon em França e a Donna Karan e a Calvin Klein nos EUA. O sucesso da empresa implicou estar mais próximo do cliente e o lançamento constante de novos produtos.

As redes comerciais estão permanentemente em feiras internacionais e em visitas aos clientes. Todas as semanas apresentam tecidos diferentes.

Para criar novas coleções, a Riopele conta com o trabalho de vários estilistas. Há mais de 15 anos que o estilista Nuno Baltazar desenha peças acabadas para clientes de diferentes países. Uma parceria que ajudou a conquistar mercados como o francês, o italiano e o chinês. A diversidade de tecidos permite adaptar os produtos às diferentes culturas locais. Enquanto a Europa prefere cores mais suaves, o Oriente opta por cores mais fortes. Assim como o mercado nórdico gosta de peças mais descontraídas e neutras e o italiano prefere cores mais arrojadas e tecidos inovadores.

Para responder aos desafios do mercado externo, a Riopele desenvolve novas tecnologias e matérias-primas que confiram aos tecidos características funcionais como antiodores, antimicrobianas, antiestáticas e antinódoas.
Giorgio Armani Itália Max Mara Jarmon França Donna Karan Nuno Baltazar Europa Oriente
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)