Clube da Luz ultrapassa oficialmente o recorde mundial de votantes

Afluência permitiu ao emblema lisboeta superar os números que pertenciam ao FC Barcelona desde 2010, quando 57.088 sócios elegeram Sandro Rosell.

08 de novembro de 2025 às 16:49
Partilhar

O Benfica ultrapassou esta  oficialmente o recorde mundial de votantes em eleições em clubes desportivos, face aos 63.502 sócios que votaram até às 16:00 para os órgãos sociais, informou o presidente da Mesa da Assembleia Geral.

A afluência até àquela hora permitiu ao emblema lisboeta superar os números que pertenciam ao FC Barcelona desde 2010, quando 57.088 sócios elegeram Sandro Rosell para a presidência dos catalães.

Pub

Em 25 de outubro, quando se realizou a primeira volta, o Benfica já tinha ultrapassado essa marca dos 'blaugrana', com um total de 86.297 votantes, mas o número não pôde ser reconhecido como tal pelo livro dos recordes, o Guinness, uma vez que nesse sufrágio não foi eleito qualquer órgão social.

Há duas semanas, nenhuma das seis listas candidatas recebeu mais de 50% dos votos, pelo que foi necessário recorrer a uma segunda volta, disputada agora pelos dois concorrentes mais votados: Rui Costa, presidente em funções, pela Lista G, e o gestor João Noronha Lopes, pela Lista F.

Desta forma, como haverá obrigatoriamente uma decisão quanto aos órgãos sociais eleitos, o número final de sócios votantes será reconhecido pelo Guinness após o sufrágio de este sábado, que se iniciou às 08:30 e encerra às 22:00 no continente e Madeira, e com janela horária adaptada nos Açores e restantes locais no estrangeiro.

Pub

Na votação, os sócios do Benfica depositam quatro boletins em urna, para os três órgãos sociais (Direção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral) e para o órgão estatutário Comissão de Remunerações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar