Milhares na Luz: Eleições históricas em dia de jogo

Benfica elege hoje o 35º presidente da história do clube. Seis candidatos, numa votação que termina antes do final do duelo na Luz com o Arouca

25 de outubro de 2025 às 01:30
Estádio da Luz Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Em dia de jogo da Liga com o Arouca, os sócios do Benfica escolhem, entre seis candidatos, o novo presidente do clube para o próximo quadriénio (2025 a 2029) numas eleições que podem tornar-se históricas por, tudo indica, serem as mais concorridas de sempre em clubes portugueses.

A mesa da Assembleia Geral revelou ontem que 160182 sócios estão em condições de elegerem aquele que será o 35º presidente da história do clube. Uma votação que promete bater o recorde de votantes (40085), estabelecido há quatro anos. Em dia de jogo (com o Arouca para a Liga), são esperados cerca de 60 mil espetadores no estádio da Luz (mais informação páginas 4 e 5), sendo que quase todos serão sócios. Se juntarmos isso a todo o universo benfiquista espalhado não só por todo o Portugal como pelo resto do mundo, não será difícil adivinhar que o máximo das últimas eleições que elegeram Rui Costa será ultrapassado.

Pub

O atual presidente é um dos candidatos às eleições inéditas já que nunca na história do clube existiram seis nomes na corrida à liderança do clube para os próximos quatro anos. Luís Filipe Vieira, que liderou o clube entre 2003 e 2021, vai a votos, assim como João Noronha Lopes, candidato derrotado no escrutínio de 2020 (perdeu para Vieira). João Diogo Manteigas, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho são os outros nomes que vão estar nos boletins de votos na votação que tem início às 08h30.

Na campanha, Rui Costa foi um dos principais alvos das outras candidaturas. As contas, a ausência de títulos conquistados no futebol e a aposta (ou falta dela) na formação foram armas de arremesso dos restantes candidatos à presidência do clube que foi formado em 1904.

Sócios do Benfica podem votar em 107 locais distintos

Pub

E TAMBÉM

Ferreira leite - lista A

O advogado João Ferreira Leite lidera uma lista única (A) à Mesa da Assembleia Geral do Benfica. As restantes listas estão previamente definidas, sendo os candidatos Martim Mayer (Lista B), João Diogo Manteigas (C), Cristóvão Carvalho (D), Luís Filipe Vieira (E), João Noronha Lopes (F) e Rui Costa (G).

Pub

Acesso ao pavilhão

O Benfica sugere aos sócios que a entrada no complexo do Estádio da Luz seja feita pelo portão de acesso situado junto ao Centro Comercial Colombo.

Sócios podem votar em 107 locais distintos

Pub

As urnas para as eleições de hoje só encerram depois do último associado votar. Isso pode acontecer bem depois das 22h00, já que essa é a hora que os responsáveis do Benfica vão ‘trancar’ as filas para a votação. Nessa altura, dentro do estádio, decorre o jogo com o Arouca.

O número de votos dos associados cresce consoante a antiguidade na filiação, de acordo com os cadernos eleitorais. 46 421 sócios têm direito a três votos, 30 013 a 10 votos, 56 703 a 20 votos e 27 045 a 50 votos. Um universo de 160 182 sócios habilitados. Na votação, os sócios irão depositar quatro boletins em urna, votando para a direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal (órgãos sociais) e para a comissão de remunerações (órgão estatutário). As eleições distribuem-se por 107 locais de voto, com o Estádio da Luz a contar com os pavilhões número um e número dois, estando os restantes locais distribuídos por todo o continente, ilhas e estrangeiro. É esperada grande afluência de sócios, sendo expectável que se bata o recorde de 40 085 votantes no ato eleitoral de 2021, prevendo-se uma contagem pela madrugada dentro.

Caso nenhum dos candidatos receba a maioria dos votos (mais de 50%), será realizada uma segunda volta entre os dois mais votados, duas semanas depois, a 8 de novembro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar