Donald Trump escolhe ativista antivacinas para assumir a gestão da saúde dos norte-americanos

Nomeação gera críticas e é considerada como “perigo” por especialistas para a saúde pública.

16 de novembro de 2024 às 01:30
Robert F. Kennedy Jr Foto: Reuters
Partilhar

Mais uma nomeação polémica. Donald Trump escolheu um ativista antivacinas para tomar conta da Saúde dos norte-americanos.

Robert F. Kennedy Jr., ex-candidato presidencial conhecido pelas suas teorias da conspiração sobre as vacinas, vai assumir a pasta a 20 de janeiro, dia da tomada de posse do republicano. O Presidente eleito dos EUA prometeu um Departamento da Saúde a trabalhar para garantir que a população está protegida “de produtos químicos nocivos, poluentes, pesticidas, produtos farmacêuticos e aditivos alimentares que contribuíram para a esmagadora crise sanitária” no país. Trump justificou a escolha de Kennedy Jr. para secretário da Saúde por o considerar “um sujeito fantástico” e com bons conhecimentos sobre pesticidas e meio ambiente. Acrescenta que vai garantir que as agências públicas voltem a cumprir as suas funções: “Acabar com a epidemia de doenças crónicas e tornar a América grande e saudável novamente.” A escolha está a gerar uma chuva de críticas e alguma preocupação entre os especialistas em saúde pública, que consideram uma decisão “alarmante e sem precedentes”.

“Já tivemos pessoas nomeadas para este cargo com as quais discordávamos das suas políticas ou ideologias. Mas nunca tivemos ninguém em quem não pudéssemos confiar”, disse o diretor executivo da Associação de Saúde Pública America- na. “Robert F. Kennedy Jr. é um perigo claro e presente para a saúde da nação. Não devia ser autorizado a entrar no edifício do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, muito menos ser colocado no comando da agência de saúde pública”, considerou a Public Citizen, organização progressista, sem fins lucrativos, centrada na defesa do consumidor. O representante democrata da Califórnia classificou a nomeação de “insana”.

Todd Blache vai ser o número dois da Justiça

Pub

Donald Trump propôs o advogado Todd Blanche como número dois no Departamento de Justiça. O Presidente norte-americano destacou a experiência de Blanche à frente da Procuradoria Federal do distrito sul de Nova Iorque e referiu que a liderança deste vai ser crucial para corrigir “um sistema judicial quebrado há demasiado tempo”.

Natural do Colorado, Blanche foi um dos advogados de Trump no julgamento de um pagamento irregular a Stormy Daniels, uma atriz de filmes pornográficos, pelo qual, em maio deste ano, o republicano foi considerado culpado das 34 acusações de que era alvo, aguardando a sentença.

Todd Blanche participou também nos dois julgamentos de Trump conduzidos pelo procurador especial Jack Smith por interferência eleitoral e pelo manuseamento indevido de documentos confidenciais na sua casa em Palm Beach, na Florida.

Pub

A nomeação de Blanche ocorreu um dia depois de Trump propor o polémico congressista da Florida Matt Gaetz como procurador-geral dos EUA. Agora, as duas propostas devem ser ratificadas pelo Senado, que, na próxima sessão, conta já com maioria republicana.

SOBREDOTADOS
O dono da Tesla quer pessoas sobredotadas para trabalhar no Departamento de Eficiência Governamental que vai liderar. Elon Musk está a recrutar pessoas com QI elevado dispostas a trabalhar mais de 80 horas por semana. O objetivo é “reduzir custos” nos gastos públicos do Governo federal.

ORGANIZAÇÃO
Kennedy Jr. fundou a organização antivacinas Children’s Health Defense. Criticou as vacinas contra a Covid-19 e sarampo e é contra a vacinação das crianças em idade escolar. Candidatou-se às presidenciais, mas acabou por desistir a favor de Trump, sob a promessa de ter um lugar na administração.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar