"Pequeno segredo” de Trump alarma democratas

Democratas temem que republicano volte a tentar manipular a certificação dos resultados.

30 de outubro de 2024 às 01:30
Donald Trump
Partilhar

Uma breve alusão feita por Donald Trump a um alegado ‘acordo secreto’ com o presidente republicano da Câmara dos Representantes, Mike Johnson, está a causar preocupação entre os democratas, que receiam que o ex-Presidente se esteja a preparar para voltar a tentar manipular a certificação dos resultados eleitorais no Congresso, como sucedeu em 2021.

“Ele e eu temos um pequeno segredo. Vão ficar a saber tudo depois das eleições”, disse Trump ao apresentar Johnson no comício de domingo à noite no Madison Square Garden, em Nova Iorque. Na altura, a curta frase passou relativamente despercebida aos jornalistas e ao público presente perante a torrente de insultos e ataques racistas que marcou o comício, mas fez disparar os alarmes no Partido Democrata. O site ‘Politico’ falava ontem num comentário “sinistro”, que poderá indicar uma nova tentativa de Trump para subverter os resultados eleitorais.

Em 2021, recorde-se, Trump tentou convencer o então vice-presidente, Mike Pence, a substituir parte dos delegados eleitos ao Colégio Eleitoral por delegados alternativos que votassem a seu favor, mas Pence recusou. De acordo com os democratas, o “pequeno segredo” a que Trump aludiu poderá ser um pacto secreto com Johnson para usar uma eventual maioria republicana na Câmara dos Representantes após as eleições para tentar fazer o mesmo. “É uma salvaguarda para o caso de Trump perder as eleições”, acusou o democrata Dan Goldman.

Pub

Documentos

Sondagens EUA

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar