Contributo para a luta contra o cancro
Cancro é responsável, em média, por 26% do total de óbitos registados na União Europeia.
O cancro é responsável, em média, por 26% do total de óbitos registados na União Europeia (UE), todos os anos. Os Fundos Europeus avaliam diariamente novos estudos que vão sendo desenvolvidos na área, como forma de poderem apoiar a nível financeiro os trabalhos meritórios.
A doença caracteriza-se pelo crescimento descontrolado de células ‘danificadas’. Ainda assim, é possível evitar mais de 30 % das mortes por doença oncológica. A contribuir para a cura está o diagnóstico precoce, que é cada vez mais frequente graças a programas de rastreio e a terapias adequadas.
A ação da UE em matéria de cancro é vasta. Entre os muitos projetos financiados pela UE, o BRIDGES e B-CAST permitem melhorar as abordagens dos ensaios genéticos utilizados para determinar se uma mulher está mais exposta ao risco de contrair cancro da mama. O ULTRAPLACAD é um outro projeto que desenvolve um dispositivo capaz de detetar sinais precoces de cancro através de simples análises ao sangue.
Os números: 50%
376 milhões de euros é o montante total disponibilizado pela UE para financiar mais de 150 projetos sobre a diabetes.
2008 foi o ano em que a UE lançou o Pacto Europeu para a Saúde Mental e Bem-Estar para combater a estatística que aponta para que uma em cada 20 pessoas da UE sofre de depressão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt