"Continuas o mesmo menino humilde e lutador": Professora primária de Diogo Costa reage com emoção a exibição heroica
Guarda-redes português está nas bocas do mundo depois das três defesas nos penáltis. Nasceu na Suíça e chegou a Santo Tirso em criança.
O feito heroico de Diogo Costa na vitória de Portugal frente à Eslovénia emocionou milhões de portugueses. Além da família, a quem o guarda-redes nascido em Rothrist, na Suíça, dedicou a conquista, houve uma portuguesa a sentir orgulho particular com o jogador da Seleção Nacional no Euro 2024
"Que felicidade em saber que continuas o mesmo menino humilde e lutador. Aquele que, desde cedo, e com o apoio de uma família fantástica, mostrou um sentido de ética e compromisso irrepreensíveis, dentro do campo ou da sala de aula", escreveu Joana de Miranda, numa nota publicada na página do Instituto Nun'Alvres, em Santo Tirso.
Diogo Costa estudou no instituição inserida no Centro Educativo do Colégio das Caldinhas, da Companhia de Jesus, depois de chegar à Vila das Aves, vindo do país helvético, com seis anos.
"Orgulho é a palavra do meu dia! Meu e de todos os portugueses que vibraram com a forma como ontem levaste mais longe as cores de Portugal. Mas, como sabes, o meu orgulho não é de hoje", acrescentou a docente.
O guarda-redes, que quando deu os primeiros passos no futebol não queria ir à baliza, começou o percurso desportivo nos Pinheirinhos de Ringe. Diogo Costa chegou ao FC Porto em 2011, para jogar nos sub-13.
A ascensão começou cedo. Em 2016 foi campeão nacional de juniores e campeão da Europa com a seleção portuguesa sub-17 - título que viria a revalidar, dois anos depois, nos sub-19. Chegou à equipa principal em 2018/19, mas ainda ajudou os jovens dragões a vencer a UEFA Youth League dessa temporada.
A afirmação no FC Porto deu-se com naturalidade e, ainda antes de encantar os portugueses, destacou-se na Champions com três defesas em penáltis na fase de grupos - um recorde na prova.
"Muitos parabéns, Diogo! Como sempre, continuarei aqui, de pé, a aplaudir todas as tuas conquistas", rematou a professora.
Esta sexta-feira, frente à seleção francesaDiogo Costa tem nova oportunidade para cimentar o lugar de lenda das balizas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt