Cessar-fogo em Gaza vigiado por helicópteros

Recuo das forças de defesa de Israel levou a que milhares de palestinianos regressassem à cidade de Gaza.

11 de outubro de 2025 às 01:30
Cessar-fogo sem violações vigiado por helicópteros Foto: AP
Partilhar

Dois helicópteros da Força Aérea israelita vigiaram, durante a tarde desta sexta-feira, o recuo dos militares de Telavive na Faixa de Gaza para cumprirem os termos do acordo de paz assinado no Egito entre Telavive e os responsáveis políticos do movimento palestiniano Hamas. A fase inicial da retirada das Forças de Defesa de Israel foi observada junto à cidade de Sderot onde vários camiões logísticos e carros de combate efetuavam a viagem de regresso, depois da ofensiva em Gaza.

Durante a manhã, na cidade de Telavive, os israelitas acordaram com a notícia da aprovação dos princípios da trégua por parte do Governo de Israel, que na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira reuniu o gabinete de guerra. E foi com indiferença que assistiram à atribuição do Nobel da Paz deste ano, menos preocupados se o galardão iria para Donald Trump, a quem não se cansam de agradecer pelo acordo alcançado agora e que esperam poder trazer de volta a Israel todos os reféns na posse do Hamas desde 7 de outubro de 2023.

Pub

O regresso dos reféns está previsto acontecer na segunda e na terça-feira, o que deverá coincidir com a visita do Presidente dos Estados Unidos a Israel. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, revelou ontem que integrará a unidade hospitalar que vai receber os reféns do Hamas, no sentido de garantir que os primeiros cuidados médicos são dados nas melhores condições.

Para segunda-feira, está previsto que Donald Trump discurse no ‘Knesset’, perante os parlamentares israelitas.

Pub

Saiba mais

Alemanha - reconstrução

A Alemanha quer organizar, com o Egito, uma conferência internacional para reconstruir a Faixa de Gaza. O principal objetivo é atender às necessidades mais urgentes: reconstrução do abastecimento de água e energia, e assistência médica.

Pub

EUA - centro de coordenação

Os Estados Unidos vão instalar um “centro de coordenação civil-militar” em Israel, com cerca de 200 soldados, com a missão de apoiar e monitorizar o acordo de cessar-fogo em Gaza, noticiou a agência AP.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar