Milhares aplaudem Trump e assobiam Netanyahu
Enviado de Trump, Steve Witkoff, foi recebido de forma apoteótica na Praça dos Reféns em Telavive. Manifestantes fizeram questão de expressar o seu desagrado com o primeiro-ministro israelita.
“Sonhei com esta noite. Foi uma longa jornada.Os nossos irmãos vão regressar a casa”, disse este sábado o enviado norte-americano Steve Witkoff em Telavive, perante uma Praça dos Reféns repleta com dezenas de milhares de pessoas, a poucas horas da aguardada libertação dos últimos israelitas sequestrados pelo Hamas há dois anos. O enviado de Trump apareceu de surpresa naquela que deverá ser a última vigília pelos reféns, acompanhado pela filha do Presidente norte-americano, Ivanka Trump, e pelo marido desta, Jared Kushner. Quando subiram ao palco foram recebidos com uma ovação monumental e por gritos de “obrigado, Trump”. “Gostava que o Presidente estivesse aqui, ele ia adorar isto”, disse Witkoff. Mas se as referências a Trump foram recebidas com aplausos, já os agradecimentos ao PM israelita, Benjamin Netanyahu, foram recebidos com vaias ensurdecedoras, numa demonstração clara dos sentimentos da multidão.
De acordo com a primeira fase do acordo de cessar-fogo recém-assinado entre Israel e o Hamas, o grupo terrorista deve libertar os 48 reféns — cerca de 20 vivos e os restantes supostamente mortos — até amanhã. Os reféns ainda na posse do Hamas são esperados em três hospitais de Israel. Os centros hospitalares de Sheba, Ichilov e Beilinson estão a postos para receber os reféns, que vão viajar desde a Faixa de Gaza até Telavive, onde se situam as três unidades hospitalares de referência. Caso o estado de saúde de algum dos reféns seja de tal forma crítico que não possa efetuar a viagem de cerca de 100 quilómetros entre a fronteira de Gaza e Telavive, o centro hospitalar Soroka, em Beersheva, já em pleno deserto do Negev, está de prevenção para socorrer os casos mais graves.
Entretanto, a Proteção Civil de Gaza, ainda gerida pelo Hamas, revelou este sábado que mais de meio milhão de palestinianos regressou ao Norte do enclave desde que o cessar-fogo entrou em vigor. A população encontrará um território bem mais destruído do que aquele que deixou quando teve de fugir para Sul.
Saiba mais
Reféns - entrega discreta
O acordo alcançado entre Israel e oHamas determina expressamente que a entrega dos reféns à Cruz Vermelha será feita de forma discreta, sem cerimónias públicas nem cobertura mediática, ao contrário do que sucedeu em ocasiões anteriores.
Gaza - ajuda humanitária
A ONU deverá retomar hoje a distribuição de ajuda humanitária em larga escala na Faixa de Gaza, após receber luz verde do Governo israelita. UNRWA diz ter comida suficiente para alimentar toda a população do enclave por três meses.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt