Catorze países apelam a Israel para "cessar expansão de colonatos" na Cisjordânia

Gabinete de Segurança do governo israelita aprovou a criação de 19 colonatos na Cisjordânia ocupada.

24 de dezembro de 2025 às 19:21
Cisjordânia, colonatos Foto: Abed Al Haslhmoun/Epa
Partilhar

Catorze países condenaram esta quarta-feira à noite a recente aprovação por Israel da construção de novos colonatos judaicos na Cisjordânia, instando o Governo israelita a reverter tal decisão e "cessar a expansão dos colonatos".

"Nós, representantes da Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Irlanda, Islândia, Japão, Malta, Países Baixos, Noruega e Reino Unido, condenamos a aprovação, pelo gabinete de segurança do Governo israelita, da criação de 19 novos colonatos na Cisjordânia ocupada", lê-se num comunicado conjunto divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

Pub

"Reiteramos a nossa clara oposição a qualquer forma de anexação, bem como ao fomento da política de colonatos", acrescentaram os 14 Estados no comunicado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar