Hamas avisa que devolução de corpos de reféns israelitas pode demorar
Corpos estão presos nos escombros e Gaza não tem o equipamento necessário para retirá-los.
O Hamas voltou esta sexta-feira a garantir estar comprometido com o acordo de cessar-fogo e prometeu mais uma vez devolver os corpos dos restantes reféns.
No entanto, o movimento islamita palestiniano avisa que a entrega pode demorar mais do que esperado porque os corpos estão presos nos escombros de edifícios destruídos pelos ataques israelitas. “O processo de devolução dos corpos de prisioneiros israelitas pode demorar algum tempo, uma vez que alguns destes corpos foram enterrados em túneis destruídos pela ocupação, enquanto outros permanecem nos escombros de edifícios que Israel bombardeou e demoliu”, avançou o Hamas.
Na quinta-feira, a Turquia anunciou o envio de socorristas, experientes em terrenos difíceis, para ajudar na busca de corpos enterrados. Segundo o Hamas, Gaza não tem o equipamento necessário devido à proibição de entrada de tais ferramentas por Israel.
Donald Trump reconheceu que a retirada dos corpos dos escombros é complicada e pediu paciência. “É um processo horrível mas estão a escavar e a encontrar muitos corpos”, disse o presidente dos EUA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt