Israel e Hamas trocam corpos enquanto ataques mútuos continuam apesar do cessar-fogo
Israel devolveu 30 corpos de palestinianos e o Hamas entregou os restos mortais de dois reféns israelitas.
Israel devolveu às autoridades em Gaza, esta sexta-feira, os corpos de 30 palestinianos, depois de o Hamas ter entregue os restos mortais de dois reféns israelitas. A troca acontece numa altura mais frágil do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, com ataques mútuos a decorrer.
Um soldado israelita foi morto. Em resposta, ataques de Israel a Gaza mataram mais de 100 pessoas, esta semana.
Os 30 corpos entregues esta sexta-feira foram transferidos com a intervenção da Cruz Vermelha. A devolução dos restos mortais palestinianos foi confirmada à Associated Press por um médico do Hospital Nasser, na cidade de Khan Younis, no sul do país. Vários profissionais de saúde estão a trabalhar na identificação dos corpos, no entanto, a falta de kits de recolha de ADN dificulta o processo.
Com a entrega desta sexta-feira, o número de corpos palestinianos devolvidos por Israel passa para 225, dos quais apenas 75 foram, até ao momento, identificados pelas famílias, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza (controlado pelo Hamas). Não é claro se os corpos dizem respeito a palestinianos mortos em Israel durante o ataque de 7 de outubro de 2023 - que desencadeou a guerra -, se morreram sob custódia israelita como prisioneiros ou se foram recuperados de Gaza posteriormente pelas tropas durante a guerra.
O Hamas já devolveu 17 corpos de reféns desde o início do cessar-fogo, ficando ainda a faltar 11.
Esta sexta-feira, uma pequena multidão de israelitas esteve reunida na Praça dos Reféns para rezar pelo regresso de todos os corpos dos reféns que ainda estão em Gaza. "Não podemos desistir até que todos, todos os corpos, estejam aqui", disse Rimona Velner, residente de Telavive que se juntou à reunião. "É muito importante para as famílias e para nós... fechar este ciclo", cita a AP.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt