Josep Borrell alerta para necessidades humanitárias crescentes no Líbano

Alto-Representante da União Europeia convocou para esta segunda-feira uma reunião extraordinária por videoconferência para discutir a situação no Líbano.

30 de setembro de 2024 às 16:06
Josep Borrell Foto: Luísa Nhantumbo/Lusa
Partilhar

O Alto-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, alertou esta segunda-feira para a urgência de "assistência humanitária" no Líbano, onde a situação "está a deteriorar-se rapidamente".

"A situação humanitária no Líbano está a deteriorar-se rapidamente, com cerca de um milhão de pessoas deslocadas em apenas alguns dias", escreveu Josep Borrell na rede social X (antigo Twitter), duas horas antes do início de uma reunião extraordinária por videoconferência dos ministros da UE com a pasta da diplomacia.

Pub

Josep Borrell aplaudiu os esforços de França na coordenação do apoio da UE à população libanesa e pediu "mais assistência humanitária, que é urgente em simultâneo com os esforços diplomáticos para acabar com a guerra".

O Alto-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, convocou para esta segunda-feira uma reunião extraordinária por videoconferência dos ministros com a pasta da diplomacia, para discutir a situação no Líbano.

Pub

Como a reunião, marcada para as 17:00 locais (16:00 de Lisboa) é por videoconferência e é informal, não são esperadas decisões por parte dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE.

No entanto, o encontro vai servir para os governantes discutirem o agravamento das tensões no Médio Oriente, com o conflito entre Israel e o grupo xiita libanês Hezbollah a alastrar, e o que pode ser feito por parte do bloco comunitário, avançou um porta-voz da Comissão Europeia.

Israel anunciou no sábado a morte, num bombardeamento, de Hassan Nasrallah, o homem que encabeçava o Hezbollah e a organização terrorista confirmou a morte do líder pouco depois.

Pub

Entretanto, Fatah Sharif, responsável do movimento islamita palestiniano Hamas no Líbano também morreu durante um bombardeamento israelita.

Os massacres cometidos pelo Hamas em território israelita a 07 de outubro de 2023, com cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de pessoas raptadas, desencadearam uma retaliação israelita contra o grupo na Faixa de Gaza.

Segundo o Hamas, os ataques israelitas fizeram mais de 41 mil mortos.

Pub

Desde os ataques do Hamas, o Hezbollah tem atacado o norte de Israel, obrigando dezenas de milhares de pessoas a abandonarem as suas casas.

Nas duas últimas semanas, Israel aumentou os ataques a alegados alvos do Hezbollah no Líbano, uma escalada que segundo as autoridades libanesas já provocou mais de 1.500 mortos e cerca de um milhão de deslocados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar