Secretário do Vaticano diz que interesses políticos impedem resolução em Gaza
Pietro Parolin assegurou à comunicação social que a posição da Santa Sé é a expressa pelo Papa, que pediu que se respeite o direito humanitário em Gaza, e em especial "a obrigação de proteger os civis".
O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Pietro Parolin, afirmou que os interesses políticos e económicos estão a impedir "uma solução humana para a tragédia", que se vive na Faixa de Gaza.
Parolin assegurou, à comunicação social, que a posição da Santa Sé é a expressa pelo Papa na quarta-feira, na audiência geral, quando pediu que se respeite o direito humanitário em Gaza, e em especial "a obrigação de proteger os civis e a proibição do castigo coletivo, o uso indiscriminado da força e o deslocamento forçado de populações".
Quanto à proteção dos religiosos e fiéis em Gaza, Parolin explicou que "foi concedida a liberdade (de escolher entre ficar ou partir) apesar da ordem de evacuação do governo israelita", mas qualificou de "corajosa" a decisão tomada pelos líderes religiosos ortodoxos e católicos de permanecer ao lado da população.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt