Trump diz que Israel “vai entregar Gaza” aos Estados Unidos

Presidente insiste na necessidade de “realojar” civis palestinianos nos países vizinhos após adjuntos terem tentado suavizar polémica criada pela proposta de esvaziar o território.

07 de fevereiro de 2025 às 01:30
Trump e Netanyahu Foto: Leah Millis/Reuters
Exército recebeu ordens para preparar retirada de civis Foto: Mohammed Salem/ Reuters

1/2

Partilhar

Donald Trump insistiu esta quinta-feira no seu plano para criar uma ‘Riviera do Médio Oriente’ na Faixa de Gaza à custa da expulsão da população palestiniana do território, apesar dos esforços dos seus adjuntos para tentarem suavizar a polémica criada pela sua proposta.

Indiferente à rejeição veemente dos seus planos por todos os atores na região, com exceção de Israel, Trump voltou à carga para esclarecer que a sua proposta “não envolve o envio de tropas norte-americanas para Gaza” nem a anexação do território pelos EUA. Segundo Trump, a Faixa de Gaza “será entregue por Israel aos EUA após a conclusão dos combates”, numa altura em que os palestinianos “já terão sido realojados em comunidades bastantes mais seguras e bonitas na região, em casas novas e modernas”. As declarações de Trump parecem afastar o envolvimento dos EUA na expulsão dos civis palestinianos, a qual ficaria a cargo de Israel, que quinta-feira mesmo deu instruções ao Exército para preparar a “saída voluntária” dos habitantes de Gaza.

Pub

O Presidente dos EUA propôs na terça-feira a transferência de mais de dois milhões de civis palestinianos para os países vizinhos, principalmente o Egito e a Jordânia, para que os EUA “tomassem conta” de Gaza e liderassem o processo de reconstrução e desenvolvimento do território de modo a criar aquilo a que chamou de ‘Riviera do Médio Oriente”. A proposta, que deita por terra décadas de política oficial dos EUA em defesa do princípio dos ‘dois Estados’, causou um autêntico tremor de terra no Médio Oriente e levou elementos da Administração norte-americana a tentarem suavizar os polémicos comentários, frisando que a saída dos civis palestinianos não seria permanente. O secretário de Estado, Marco Rubio, esclareceu esta quinta-feira que a ideia de Trump é que os habitantes de Gaza deixem o território de forma “temporária” para permitir que os EUA levem a cabo a complexa tarefa de desminagem, limpeza dos destroços e reconstrução. Já a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que seria um “realojamento temporário” e elogiou Trump por “pensar fora da caixa”.

Israel prepara “saída voluntária” de palestinianos

O ministro da Defesa de Israel deu esta quinta-feira instruções ao Exército para preparar um plano para a “saída voluntária” de civis palestinianos da Faixa de Gaza, na sequência da controversa proposta de Trump para a retirada dos moradores do território para permitir a construção de uma ‘Riviera do Médio Oriente’. “Saúdo a proposta corajosa de Trump. Os moradores de Gaza devem ser livres para sair e emigrar, como é normal em todo o Mundo”, disse Israel Katz, afirmando que, além das saídas por via terrestre, o Exército irá desenvolver “mecanismos especiais” para permitir as saídas por via aérea e marítima, sem adiantar pormenores.

Pub

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, elogiou esta quinta-feira a proposta “notável” de Trump para limpar e desenvolver Gaza. “Foi a primeira boa ideia que ouvi. É uma ideia notável, e julgo que deve ser explorada, avaliada e aplicada, porque irá permitir a criação de um futuro diferente para todos”, afirmou o chefe do Governo israelita. Questionado sobre a saída dos habitantes palestinianos, Netanyahu deixou clara a sua posição: “Qual é o mal nisso? Podem sair e depois podem voltar. Podem mudar-se [para outro país] e depois regressar. Temos é de reconstruir Gaza”, defendeu.

PORMENORES

Críticos “devem acolhê-los”

Pub

O ministro israelita da Defesa disse esta quinta-feira que “países como a Espanha, a Irlanda, a Noruega”, que criticaram a atuação de Israel em Gaza, “estão legalmente obrigados a permitir a entrada dos residentes de Gaza nos seus territórios”, caso contrário “a sua hipocrisia ficará à vista”.

Pedido de Destituição de Trump

O congressista democrata Al Green, do Texas, anunciou que vai abrir um processo para pedir a destituição de Trump por causa do seu plano para tomar o controlo de Gaza. A medida, porém, não deverá ter seguimento, já que a maioria dos democratas considera prematuro tentar afastar o Presidente.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar