page view

Ajuda humanitária suspensa em Gaza

Pelo menos 27 pessoas morreram nos último dias enquanto aguardavam por comida.

05 de junho de 2025 às 01:30

Após vários episódios de caos e mortes juntos aos postos de distribuição de comida da Fundação Humanitária para Gaza, a entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza foi esta quarta-feira suspensa. A fundação, apoiada pelos EUA e Israel, pediu ao Exército israelita para aumentar a segurança dos palestinianos perto dos seus centros de distribuição de ajuda, de forma a poder voltar a reabrir os postos ainda esta quinta-feira. A suspensão temporária acontece depois do governo do Hamas, que controla Gaza, ter acusado Israel da morte de pelo menos 27 pessoas que aguardavam por comida no ponto de distribuição de ajuda em Rafah. Por sua vez, o exército israelita nega responsabilidades e explica que disparou contra “suspeitos que avançaram em direção às tropas” e que “não seguiram rotas designadas”. Anunciaram, ainda assim, a abertura de uma investigação ao caso.

A ONU também pediu uma investigação independente dos incidentes. Para chegarem aos centros de ajuda, os palestinianos têm de passar por áreas da Faixa de Gaza que estão identificadas como “zonas de combate” contra o Hamas. É a segunda vez, no espaço de uma semana, que a entrega de ajuda é suspensa por motivos de segurança. Esta interrupção surge no contexto de um recente retorno da ajuda humanitária após dois meses de bloqueio por parte de Israel.

Pelo menos 12 pessoas morreram esta quarta-feira em mais um ataque aéreo israelita junto a uma escola de Khan Younis, que albergava famílias palestinianas deslocadas. “As crianças estavam a tomar o pequeno-almoço nas tendas com as mães e dois mísseis massacraram-nas”, contou um palestiniano. Segundo a al-Jazeera, o ataque ocorreu após as forças israelitas terem lançado folhetos a avisar para abandonarem as suas casas porque iam combater o Hamas naquela zona.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8