page view

Portugal antecipa-se e reconhece hoje o Estado da Palestina

Autoridade Palestiniana saúda decisão "corajosa e coerente com o direito internacional".

21 de setembro de 2025 às 01:30

Portugal vai reconhecer já este domingo o Estado da Palestina, antecipando-se à conferência das Nações Unidas, na segunda-feira, na qual outros nove países, incluindo a França e o Reino Unido, irão adotar a mesma medida, num gesto altamente simbólico que é interpretado, acima de tudo, como uma condenação da sangrenta ofensiva israelita em Gaza.

A decisão de antecipar o reconhecimento da Palestina foi anunciada na sexta-feira à noite pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros numa nota enviada às redações, sem adiantar explicações para a antecipação. Na segunda-feira passada, o ministro Paulo Rangel tinha indicado que a formalização estaria iminente, ao adiantar que o Governo não encontrou “nenhum obstáculo” nas consultas mantidas com os grupos parlamentares e o Presidente da República sobre o assunto.

A Autoridade Palestiniana (AP) saudou este sábado a decisão “corajosa e coerente com o direito internacional” de Portugal em reconhecer o Estado Palestiniano, afirmando que vem apoiar “os esforços para alcançar a paz e implementar a solução dos dois Estados”. Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Expatriados da AP apela aos países que ainda não reconheceram a Palestina para que o façam de modo a “proteger a solução de dois Estados” e para que “participem ativamente nos esforços internacionais para garantir um cessar-fogo imediato, proteger a população civil e iniciar um processo político negociado que ponha fim à ocupação israelita e permita ao povo palestiniano exercer o direito à autodeterminação”.

Além de Portugal, os outros países que vão reconhecer o Estado Palestiniano na conferência desta segunda-feira em Nova Iorque são a França, Reino Unido, Bélgica, Austrália, Canadá, Andorra, Luxemburgo, Malta e São Marino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8