"A Rússia só está a tentar ganhar tempo": Zelensky acusa Putin de promessas vazias de negociações

Volodymyr Zelensky diz que os contínuos entraves de Putin à paz devem ter "consequências".

21 de maio de 2025 às 01:30
Volodymyr Zelensky diz que a Rússia não está interessada na paz Foto: EPA/Lusa
Partilhar

Volodymyr Zelensky acusou esta terça-feira o presidente russo, Vladimir Putin de apenas procurar “ganhar tempo” com promessas vazias de negociações e exigiu “consequências” para a Rússia por continuar a ser um entrave à paz.

“É obvio que a Rússia apenas está a tentar ganhar tempo para prosseguir com a guerra e a ocupação”, disse o presidente ucraniano sobre a conversa telefónica de segunda-feira entre Donald Trump e Vladimir Putin, na qual o presidente russo voltou a recusar um cessar-fogo imediato. O presidente dos EUA ainda tentou manter o tom otimista, anunciando que os dois lados iam iniciar “negociações imediatas” para uma trégua, mas o líder russo mencionou apenas um vago “memorando sobre um futuro acordo de paz” e o Kremlin confirmou que “não existe qualquer calendário” para um acordo. “Continua tudo na mesma”, admitiu fonte do governo ucraniano.

Pub

Zelensky defendeu que os constantes entraves de Putin a um cessar-fogo devem ter “consequências”. “Estamos a trabalhar com os nossos aliados para aumentar a pressão sobre os russos para que se comportem de maneira diferente”, disse o líder ucraniano.

UE sanciona ‘frota-fantasma’ russa

A União Europeia e o Reino Unido anunciaram ontem um novo pacote de sanções à Rússia, na sequência da recusa de Putin em aceitar o cessar-fogo proposto pelos EUA. As novas sanções visam mais de 200 navios que fazem parte da chamada ‘frota-fantasma’ usada por Moscovo para contornar a proibição de exportação de petróleo russo, bem como várias empresas e responsáveis políticos russos. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar