"Agora, mais do que nunca, existe uma chance de acabar com esta guerra": Zelensky confiante com reunião entre EUA e Rússia

Líder ucraniano falou durante visita à República da Irlanda e aguarda novidades da reunião entre emissários americanos e Putin sobre o plano de paz.

02 de dezembro de 2025 às 14:50
Zelensky otimista em relação ao processo de paz Foto: NECATI SAVAS/Epa
Partilhar

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, admitiu esta terça-feira, durante uma conferência de imprensa em Dublin, na República da Irlanda, que "agora, mais do que nunca, existe uma chance de acabar com esta guerra".

O líder ucraniano falava ao lado do seu homólogo irlandês, numa altura em que em Moscovo decorrem negociações entre emissários de Donald Trump e Vladimir Putin para discutir o plano de paz.

Pub

Zelensky adiantou ainda que em conjunto com os EUA, as diretrizes do plano de paz proposto pelos EUA passaram de 28 para 20 pontos durante as reuniões mantidas em Genebra, na Suíça, e que foram finalizadas este fim de semana na Florida.

Apesar de otimista no sucesso do plano de paz para colocar fim ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Zelensky referiu que ainda existem alguns pontos para serem resolvidos. E falou ainda da reunião que decorre esta terça-feira em Moscovo, da qual aguarda novidades em breve.

"Estou preparado para apoiar todos os sinais [que aproximem o fim da guerra], estou preparado para me encontrar com o presidente Trump. Tudo depende das negociações de hoje", disse.

Pub

Zelensky pediu ainda um plano de paz que seja "aberto, justo e imparcial" e que não seja discutido "às escondidas da Ucrânia".

"Temos que parar a guerra de tal forma que, daqui a um ano, a Rússia não volte com a terceira invasão em dez anos", disse o líder ucraniano.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar