Alemanha e Ucrânia anunciam acordo sobre mísseis de longo alancance

Merz e Zelensky não confirmaram se acordo inclui os mísseis 'Taurus' pedidos por Kiev.

29 de maio de 2025 às 01:30
Volodymyr Zelensky e o chanceler alemão, Friedrich Merz Foto: Lusa
Partilhar

A Alemanha e a Ucrânia anunciaram esta quarta-feira um acordo para a produção conjunta de mísseis de longo alcance para ajudar Kiev a proteger o seu território contra a agressão russa, mas recusaram confirmar se o acordo inclui o fornecimento dos mísseis ‘Taurus’ pelo quais Volodymyr Zelensky suplica há meses.

O acordo foi anunciado durante uma visita do presidente ucraniano a Berlim e faz parte de um novo pacote de ajuda militar da Alemanha a Kiev no valor de 5 mil milhões de euros. Na conferência de imprensa conjunta, o chanceler alemão defendeu a importância de “continuar a aumentar a pressão sobre a Rússia”, mas recusou esclarecer se a Alemanha vai fornecer mísseis ‘Taurus’ à Ucrânia. Quando estava na oposição, Merz defendeu abertamente o fornecimento daqueles mísseis a Kiev, perante a oposição do anterior chanceler, Olaf Sholz, mas desde que chegou o governo optou por uma política de “ambiguidade estratégica”. Sobre o acordo ontem alcançado para o fornecimento e produção conjunta de mísseis de longo alcance, Merz sublinhou que “não haverá restrições ao seu uso, mesmo contra alvos militares fora do seu território”. Os mísseis ‘Taurus’ têm um alcance de 500 quilómetros, bastante superior aos ATACMS e Storm Shadow fornecidos, respetivamente, pelos EUA e Reino Unido.

Pub

No início da semana, Merz causou surpresa ao anunciar que os aliados europeus de Kiev deixaram de colocar restrições ao uso de mísseis de longo alcance para ataques em território russo, dando a entender que se tratava de uma decisão nova, mas acabou por recuar e esclarecer depois que a decisão já foi tomada “há muitos meses”

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar