António Guterres diz que guerra na Ucrânia é uma tempestade perfeita para África
"Crise está a resultar num aumento exponencial de custos dos alimentos, energia e fertilizantes", diz secretário-geral da ONU.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, considerou, esta quarta-feira, que a guerra na Ucrânia representa uma "tempestade perfeita" para os países em desenvolvimento, nomeadamente em África, devido aos impactos no significativo aumento dos preços.
"A guerra na Ucrânia está a criar uma tempestade perfeita para os países em desenvolvimento, especialmente em África; esta crise está a resultar num aumento exponencial de custos para os alimentos, energia e fertilizantes, como consequências devastadoras para os sistemas alimentares e de nutrição, ao mesmo tempo que torna mais difícil para o continente mobilizar os recursos financeiros necessários para investir no seu povo", escreveu Guterres.
Numa mensagem alusiva ao Dia de África, o antigo primeiro-ministro português salientou que "as perspetivas no horizonte são brilhantes, desde a crescente e vibrante população jovem, a iniciativas como a zona de livre comércio continental" e outras, mas alertou que os desafios são múltiplos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt