Autoridades ucranianas anunciam que míssil russo atingiu barragem de Pecheneg
Ataque não provocou vítimas mas danificou de forma significativa uma parte do reservatório.
As autoridades ucranianas anunciaram este domingo que um míssil russo atingiu a barragem do reservatório de Pecheneg, na região nordeste de Kharkiv, o que provocou a suspensão do tráfego rodoviário sobre a infraestrutura.
"Felizmente, não houve vítimas, embora o tráfego sobre a barragem estivesse muito intenso [no momento do ataque], os especialistas estão a estudar a dimensão dos danos", explicou o presidente da câmara do município vizinho, Oleksandr Gusarov, à emissora pública Suspilne.
Mesmo que a barragem tenha sido destruída, não terá um impacto substancial na frente de batalha, garantiu o 16.º Corpo das Forças Armadas da Ucrânia em comunicado, no qual destacou que a infraestrutura é alvo há muito tempo de ataques sistemáticos russos com bombas, drones e mísseis.
"A parte ucraniana está ciente há muito tempo dos riscos potenciais e está preparada para que a barragem sofra danos críticos, foram preparados antecipadamente planos de resposta adequados", afirmou em comunicado.
A estrada que passa por cima da barragem é uma via de abastecimento crucial para a defesa de Vovchansk, cidade que a Rússia assedia há um ano e meio e cuja captura anunciou no dia 1 de dezembro, embora Kiev ainda não a tenha dado oficialmente como perdida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt