Comissão europeia defende mais pressão sobre Rússia após nova violação do espaço aéreo

Comissário europeu da Economia vincou que a Europa tem de "apoiar a Ucrânia, cobrindo as suas necessidades de financiamento em 2026 e 2027".

20 de setembro de 2025 às 15:19
Comissão europeia Foto: DR
Partilhar

A Comissão Europeia defendeu este sábado que a nova violação do espaço aéreo da União Europeia (UE) pela Rússia "sublinha a necessidade" de pressionar Moscovo e apoiar a Ucrânia, nomeadamente através de um futuro empréstimo de reparações.

"As recentes violações do espaço aéreo da UE, incluindo a violação ultrajante do espaço aéreo da Estónia ontem [sexta-feira] por aviões russos, sublinham a necessidade e a urgência de a Europa assumir a responsabilidade pela sua própria segurança, bem como de aumentar a pressão sobre o agressor russo", disse o comissário europeu da Economia, Valdis Dombrovskis.

Pub

Falando em conferência de imprensa após a reunião informal dos ministros das Finanças da UE, em Copenhaga pela presidência do Conselho assumida pela Dinamarca este semestre, o responsável vincou que a Europa tem de "apoiar a Ucrânia, cobrindo as suas necessidades de financiamento em 2026 e 2027, e ajudá-la a adquirir o equipamento militar de que necessita para sustentar a sua luta pela sobrevivência".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar