Emissários de Trump já estão em Moscovo para negociar com Putin plano de paz
Porta-voz do Kremlin diz que reunião será "um passo importante rumo a uma resolução pacífica do conflito".
Steve Witkoff e Jared Kushner, os dois emissários de Donald Trump, chegaram a Moscovo esta terça-feira para discutir com Vladimir Putin o plano de paz com vista ao fim do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
Segundo a agência russa RIA Novosti, Witkoff foi recebido no aeroporto internacional de Vnukovo pelo enviado de Putin, Kirill Dmitriev, onde estiveram reunidos. Mas entretanto já abandonaram o aeroporto rumo a um local incerto prosseguirem as reuniões.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que esta reunião será "um passo importante rumo a uma resolução pacífica do conflito".
Esta viagem à Rússia terá lugar na sequência das negociações entre as delegações norte-americana e ucraniana na Florida, no domingo, consideradas "produtivas" pelo secretário de Estado americano Marco Rubio.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou entretanto esta terça-feira que já recebeu um relatório detalhado da sua delegação de paz após a conclusão das reuniões nos EUA.
O presidente da Ucrânia disse ter discutido "assuntos que não podem ser transmitidos por telefone" após a sua equipa, liderada por Rustem Umerov, ter estado cerca de quatro horas em negociações na Flórida durante o fim de semana.
Zelensky revelou que os seus negociadores "aprimoraram" um acordo de paz desenvolvido em Genebra que e foram discutidos com a delegação dos EUA assuntos relacionados com "a segurança contra ataques russos" caso Moscovo não cumpra um possível acordo de cessar-fogo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt