Maria quer pedir ao Papa que reze pelos ucranianos
CM acompanha a visita de D. Américo Aguiar ao país do leste europeu. Poucos ucranianos vão estar na Jornada Mundial da Juventude.
Maria é uma das pouquíssimas jovens ucranianas que vai deslocar-se a Lisboa para participar na Jornada Mundial da Juventude.
No encontro desta tarde com o bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, no santuário mariano de Zarvanytsia, Maria disse que se puder falar com o Papa Francisco lhe vai pedir para "rezar pela Ucrânia", para que "os jovens possam ter esperança no futuro".
Mas se Maria pode ir a Lisboa, a imensa maioria não o poderá fazer, por razões económicas e por se tratar de um país em guerra há mais de 500 dias.
"Uma coisa é vermos na televisão, outra, bem diferente, é ver com os nossos olhos, um menino a receber a bandeira ucraniana depois de ter sido retirada de cima do caixão do pai", disse o recém-nomeado cardeal, com a voz visivelmente embargada.
O prelado, organizador da Jornada Mundial da Juventude, está, por estes dias na Ucrânia, com o objetivo principal de contactar com os jovens deste país e dizer-lhes que eles fazem parte deste grande encontro universal de juventude.
"O que Papa me pede é para não me esquecer dos que não podem ir a Lisboa e é isso que aqui estamos a fazer, num sítio difícil, a dizer que estamos com eles", concluiu D. Américo Aguiar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt