Organização Internacional do Trabalho suspende temporariamente cooperação com a Rússia

Suspensão permanece em vigor "até ser acordado um cessar-fogo".

23 de março de 2022 às 14:48
Guerra na Ucrânia
Partilhar

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) decidiu esta quarta-feira suspender temporariamente a sua cooperação com a Rússia, após a invasão à Ucrânia, até que seja acordado um cessar-fogo.

De acordo com uma resolução adotada pelo Conselho de Administração, composto por membros que representam os Estados, empregadores e organizações, Moscovo fica também excluído das reuniões ou conferências técnicas da OIT.

Pub

Esta suspensão permanece em vigor "até ser acordado um cessar-fogo", especifica o documento, que foi aprovado com 42 votos a favor, dois contra e oito abstenções.

"É mais um voto decisivo contra a agressão de Putin. O isolamento está a aumentar", considerou o representante permanente do Reino Unido na Organização das Nações Unidas (ONU), Simon Manley, citado pela Agência France Presse (AFP).

Pub

A OIT insta também a Federação Russa a "cessar imediatamente a sua agressão, a retirar as tropas da Ucrânia, a pôr fim ao sofrimento que inflige à população ucraniana e a abster-se de ameaçar qualquer Estado".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil, incluindo mais de 180 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,53 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

Pub

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar