Portugal apoia proposta de missão de treino da UE na Ucrânia, revela ministra da Defesa
Foi discutida esta terça-feira em Praga numa reunião informal.
Portugal apoia a proposta de criação de uma missão de treino de alto nível da União Europeia para o exército ucraniano, que vai ser discutida esta terça-feira em Praga numa reunião informal de ministros da Defesa dos 27, disse a ministra Helena Carreiras.
"Da parte de Portugal, o que venho fazer é manifestar de novo o nosso apoio à Ucrânia, como temos feito, e manifestar também a nossa vontade de contribuir para a unidade da UE e dos aliados de um modo geral neste esforço conjunto. E, nesse sentido, apoiaremos uma iniciativa de estender este esforço à oferta de treino, à proposta de uma nova missão de treino das forças ucranianas", disse a ministra, à chegada à reunião.
A ideia de lançar uma missão de treino da UE para as forças ucranianas foi revelada na semana passada pelo Alto Representante para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, que vai apresentar hoje a proposta aos 27 Estados-membros, num encontro no qual participa também o ministro da Defesa ucraniano, e surge depois de, em junho passado, Portugal já se ter disponibilizado para treinar militares ucranianos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt