Proposta de Trump foi "melhorada" mas é preciso "mais trabalho", diz Zelensky

Presidente ucraniano e Macron estiveram reunidos em Paris. Presidente francês diz que este pode ser "um ponto de viragem".

02 de dezembro de 2025 às 01:30
Zelensky reuniu-se com Emmanuel Macron em Paris Foto: EPA/Lusa
Partilhar

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostrou-se  esta segunda-feira otimista com esforços diplomáticos em curso para tentar alcançar um acordo de paz para a Ucrânia, mas admitiu que "isto ainda não acabou" e "há muito trabalho pela frente".

Zelensky, que esteve reunido em Paris com o presidente francês, Emmanuel Macron, votou a elogiar os esforços de paz do presidente norte-americano e indicou que a sua proposta de paz "foi melhorada" nas negociações que decorreram na semana passada em Genebra e este fim de semana em Miami, mas avisou que são necessárias mais discussões. "Isto é um processo, ainda não terminou", sublinhou, antes de insistir que a manutenção da soberania ucraniana e as futuras garantias de segurança são 'linhas vermelhas' de Kiev nas negociações.

Pub

Já o presidente francês insistiu que qualquer acordo de paz "só poderá ser finalizado com os europeus presentes na mesa de negociações", mas admitiu que as atuais movimentações diplomáticas iniciadas pela proposta de paz de Trump "podem ser um ponto de viragem".

Entretanto, a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, manifestou a preocupação de que as negociações que irão decorrer esta terça-feira em Moscovo entre o enviado de Trump, Steve Witkoff, e o presidente russo, Vladimir Putin, coloquem mais pressão sobre o presidente ucraniano para fazer concessões. "Não podemos esquecer que foi a Rússia que começou esta guerra, é a Rússia que está a continuar esta guerra e que está a atacar civis e infraestruturas civis todos os dias para causar a maior destruição possível", sublinhou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar