Rússia afirma-se preparada para reposição das sanções dos EUA

Dmitri peskov indicou que o Kremlin não ficou surpreendido com a decisão decretada no contexto da guerra no Médio Oriente.

16 de abril de 2026 às 13:03
Dmitri Peskov Foto: Plataforma "x"
Partilhar

A Rússia está preparada para o restabelecimento de sanções norte-americanas ao crude russo, afirmou esta quinta-feira o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, comentando a decisão de Washington de não renovar o período de exceção sobre as sanções.

Dmitri peskov indicou que o Kremlin não ficou surpreendido com a decisão decretada no contexto da guerra no Médio Oriente.

Pub

"Isto era esperado. Era um dos possíveis desfechos dos acontecimentos", afirmou Peskov em conferência de imprensa, sublinhando que a Rússia "aprendeu a viver com restrições".

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, confirmou que Washington não vai renovar o "alívio temporário das sanções" à compra de crude à Rússia e ao Irão, aprovado em março para tentar reduzir os preços do petróleo a nível mundial.

Bessent salientou que as exceções afetavam "o petróleo que já estava no mar" antes do dia 11 de março e que todos os carregamentos "já foram utilizados".

Pub

O preço do petróleo aumentou após os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irão e a consequente crise no Estreito de Ormuz, principal via navegação de transporte de crude.

As sanções contra a Rússia foram aplicadas na sequência da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar