Rússia desafia NATO e ataca base militar ucraniana junto à Polónia. Há 35 mortos
Unidade alberga vários instrutores militares estrangeiros.
A artilharia russa atingiu, este domingo, com vários mísseis um centro de treino do exército da Ucrânia na cidade militar de Yavoriv, localizada a 25 quilómetros da fronteira com a Polónia. O ataque terá causado pelo menos 35 mortos e 134 feridos, segundo o governador regional.
Este é um dos ataques das forças de Moscovo mais próximos de um país NATO desde que estalou a guerra na Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro.
O centro de treino alberga também o Centro Internacional para a Manutenção da Paz e Segurança, unidade que conta com a presença de vários militares estrangeiros. Estas instalações poderão servir igualmente para receber e distribuir o material bélico que vários países ocidentais estão a canalizar para as tropas ucranianas que enfrentam a invasão ordenada pela presidente russo, Vladimir Putin.
A ofensiva de Moscovo no oeste da Ucrânia dá-se numa altura em que os russos controlam parte das zonas oeste e sul e mantêm cercada a capital, Kiev. Tanto o presidente do país como o autarca de Kiev admite que um ataque em força para a tomada de Kiev poderá acontecer a qualquer momento.
A ONU estima que a guerra causou perto de 4,5 milhões de deslocados, dos quais 2,5 milhões fugiram para os países vizinhos. Perto de 600 mortos e mil feridos é o registo conhecido de vítimas civis.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt