Rússia diz ver com bons olhos "alguns pontos" do plano de paz atualizado
Assessor de Putin diz que plano foi visto "informalmente" e será discutido com o enviado especial de Donald Trump.
O Kremlin já terá visto a versão mais recente do plano de paz dos EUA para a guerra na Ucrânia. De acordo com a norte-americana NBC, o britânico The Guardian e a Agence France-Presse, que citam declarações de um dos principais assessores de Putin à TV estatal, o plano já terá sido visto "informalmente" e será discutido no encontro entre o Presidente russo e Steve Witkoff, enviado especial de Donald Trump.
Yuri Ushakov afirmou que o plano ainda não foi alvo de "análise séria", estando essa discussão agendada para quando Vladimir Putin se econtrar com Witkoff.
Ushakov terá ainda acrescentado que "alguns pontos" do plano revisto vão de encontro às pretensões de Moscovo, enquanto outros requerem uma discussão entre as partes.
As declarações do membro do Kremlin surgem no seguimento de Ucrânia e EUA terem chegado a um "entendimento", afirmou Kiev, quanto ao plano, que numa primeira fase foi negociado entre Washington e Moscovo, sem a participação dos ucranianos.
A proposta não foi ainda oficialmente divulgada, mas os seus principais pontos circulam na imprensa desde a última semana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt