Rússia espera resposta de Kiev sobre cessar-fogo
Kremlin diz que Kiev ainda não respondeu sobre proposta de cessar-fogo.
A Rússia diz que a Ucrânia ainda não respondeu às “ofertas” do Presidente Vladimir Putin, para iniciar as negociações de paz diretas e que não está claro se Kiev vai aceitar um cessar-fogo de três dias, entre 8 e 10 de maio, para marcar os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.
“Foi o Presidente Putin que disse repetidamente que a Rússia está pronta, sem quaisquer condições prévias, para começar o processo de negociações”, disse o porta-voz do Kremlin. “Sem uma resposta para essas questões, fica difícil aceitar uma trégua tão longa. O presidente Putin já falou sobre isso”, disse o porta-voz do Kremlin rejeitando assim a proposta de Kiev para um cessar-fogo de 30 dias.
Dmitri Peskov voltou a dizer que há “detalhes”, sem explicar quais, que impedem Moscovo de aceitar a proposta feita pelo presidente ucraniano. Volodymyr Zelensky criticou a trégua de três dias anunciada por Putin, considerando-a “manipulação”. “O cessar-fogo não deve durar apenas alguns dias para depois voltar a matar. Deve começar agora, ser total e durar pelo menos 30 dias”, afirmou.
O líder ucraniano pediu para que não se entregue “qualquer prenda” à Rússia, referindo-se à cedência de territórios a Moscovo no âmbito de um eventual acordo para terminar o conflito. “Todos queremos que esta guerra termine de forma justa, sem qualquer prenda para Putin, e especialmente sem terras”, declarou Zelensky.
SAIBA MAIS
Salvação
O Presidente dos EUAdiz que a Ucrânia poderá ser “esmagada muito em breve” pela Rússia e que serão os EUA a salvá-la. Em entrevista à ‘Atlantic’, Trump reafirmou que a guerra é de Biden e que não teria acontecido se tivesse vencido em 2020.
Insuficiente
A primeira-ministra italiana considera insufi-ciente o cessar-fogo de três dias proposto pela Rússia. Giorgia Meloni declarou a necessidade de uma paz justa e duradoura e destacou a abertura de Zelensky para um cessar-fogo incondicional.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt