Terminou a reunião em Genebra: Zelensky diz que não há acordo sobre questões-chave com vista à paz

Questões territoriais e o futuro da central de Zaporijia continuam a ser os temas mais sensíveis e difíceis de desbloquear.

18 de fevereiro de 2026 às 12:57
Volodymyr Zelensky Foto: DR
Partilhar

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, afirmou esta quarta-feira que não houve acordo entre a Ucrânia e a Rússia sobre as principais questões nas negociações mediadas pelos EUA com vista à paz, na reunião que se realizou em Genebra, na Suíça. Isto a poucos dias de se completarem quatro anos do início do conflito (24 de fevereiro).

As negociações na Suíça foram a terceira ronda de conversas diretas mediadas pelos EUA, após reuniões no início deste ano em Abu Dhabi, que as autoridades descreveram como construtivas, mas que também não produziram grandes progressos. As expectativas de progresso significativo em Genebra eram, por isso, baixas.

Pub

“Algum trabalho preparatório foi feito, mas por agora as posições divergem, porque as negociações não foram fáceis”, disse esta terça-feira o presidente ucraniano, enumerando os territórios ocupados no leste da Ucrânia e o futuro da central nuclear de Zaporijia, que está sob controlo da Rússia , como as questões "sensíveis" que não foram resolvidas nas negociações de paz.

Apesar disso, foram feitos alguns progressos a nível de questões militares, embora as diferenças políticas permaneçam.

O chefe da delegação russa, o conselheiro de Putin, Vladimir Medinsky, disse aos jornalistas que os dois dias de negociações em Genebra "foram difíceis, mas profissionais".

Pub

O enviado do presidente dos EUA, Steve Witkoff, escreveu nas redes sociais que o esforço de Washington pela paz na Ucrânia ao longo do último ano "trouxe progressos significativos", sem dar mais detalhes.

Já o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, referiu que é "muito cedo" para falar sobre o resultado das negociações. 

Ambos os lados assinalaram que em breve haverá mais uma ronda de negociações.

Pub


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar