Trump dá duas semanas a Putin para mostrar que quer a paz na Ucrânia

Resposta dos EUA "será diferente" se presidente russo continuar a bloquear negociações, garante o republicano.

30 de maio de 2025 às 01:30
Trump fez 'ultimato' a Putin Foto: AP
Partilhar

O presidente Donald Trump deu esta quinta-feira duas semanas a Vladimir Putin para mostrar que quer realmente um acordo de paz na Ucrânia, e ameaçou que a resposta dos EUA "será diferente" se chegar à conclusão que o presidente russo não está interessado em negociar.

O presidente norte-americano tem mostrado crescente frustração com os entraves colocados pela Rússia às negociações e disse esta semana que Putin está "completamente louco" por intensificar os ataques contra a Ucrânia numa altura em que os EUA tentam negociar um acordo, acusando o presidente russo de "brincar com o fogo".

Pub

Questionado pelos jornalistas se acredita que Putin está mesmo interessado em negociar a paz, Trump fez um ultimato velado ao líder russo: "Saberemos daqui por duas semanas. Dentro de duas semanas vamos perceber se ele está a brincar connosco ou não", afirmou. "Se for esse o caso, a resposta dos EUA será um pouco diferente", afirmou Trump, sem esclarecer a que se referia. O presidente dos EUA ameaçou recentemente impor sanções pesadas contra o setor petrolífero e bancário da Rússia se Putin continuasse a recusar negociar um acordo de paz.

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, propôs esta quarta-feira uma nova ronda de negociações diretas entre a Rússia e a Ucrânia na próxima segunda-feira, em Istambul, tendo prometido que os enviados do Kremlin irão apresentar na reunião o prometido "memorando" com as condições de Moscovo para negociar um acordo de paz definitivo. Segundo a Reuters, a Rússia vai exigir um compromisso escrito da NATO renunciado à expansão da Aliança a Leste, bem como garantias sobre a neutralidade futura da Ucrânia, entre outras condições.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar