Trump defende saída de Zelensky da presidência da Ucrânia
Presidente norte-americano criticou e exigiu ainda o fim dos ataques de Kiev a refinarias russas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu este sábado que “está na altura de a Ucrânia ter um novo presidente”, escalando o tom das críticas a Volodymyr Zelensky e sugerindo que uma mudança de liderança em Kiev facilitaria um acordo para pôr fim à guerra com a Rússia.
“Sugiro que a Ucrânia encontre um novo líder capaz de alcançar um acordo”, afirmou Trump aos jornalistas antes de embarcar para o estado norte-americano do Tennessee, citado pela NDTV, acusando o homólogo ucraniano de recusar oportunidades de negociação. “Ele pode fazer muitos acordos, mas nunca faz”, acrescentou o magnata republicano.
As declarações surgem no seguimento das duras críticas de Zelensky a um acordo anunciado por Washington e Moscovo para aumentar o fornecimento de gasóleo russo aos mercados internacionais, com o objetivo de aliviar os preços da energia nos EUA. O entendimento prevê a entrega imediata de mais de 300 mil toneladas de combustível, seguidas de 500 mil toneladas em novembro.
Trump deixou também um aviso direto a Kiev para que interrompa as investidas contra infraestruturas petrolíferas russas: “Dissemos-lhe [Zelensky] para não atingir o diesel russo, e o que fez? Atingiu. É melhor parar com isso, e depressa. Zelensky pode fazer o que quiser, mas não pode atacar refinarias”.
A postura do presidente norte-americano reforça a crescente fricção entre Washington e Kiev, com a Casa Branca a responsabilizar diretamente a liderança ucraniana pelos entraves a um cessar-fogo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt